Apesar dos resultados positivos da sua equipa masculina nos playoffs da OK Liga, o Liceo, histórico emblema do hóquei em patins e seis vezes vencedor da Liga dos Campeões, vive com a corda atada ao pescoço. Depois das saídas dos principais jogadores após a conquista do título de campeão na época passada, o emblema galego vem acumulando derrotas na Justiça.
De acordo com o jornal 'La Voz de Galicia', um tribunal da Corunha ordenou o congelamento das contas bancárias do Liceo devido à dívida de 3.157 euros à guarda-redes Katy Guscin – o valor corresponde a 2.428 euros em salários, mais 728 em juros de mora. O clube já tinha sido avisado do incumprimento. Ao não pagar, a justiça ordenou o congelamento das contas do clube.
Mais grave é a dívida do Liceo a Roberto Di Benedetto, atual jogador do Benfica. O Liceo deu baixa do contrato do jogador à segurança social 12 dias antes de este terminar, o que levou Roberto a agir judicialmente. O tribunal deu razão ao atleta do Benfica e obrigou o Liceo a pagar 16 mil euros de indemnização ao francês. A este valor juntam-se ainda mais 2.560 euros de juros de mora
Roberto Di Benedetto foi um dos sete jogadores que deixou o Liceo na época passada, a maior debandada de sempre de uma equipa campeã. Os irmão Carles e Marc Grau rumaram ao Barcelona. A estes juntaram-se ainda Jordi Adroher (Oliveirense), Maxi Oruste (Vercelli), Martín Rodríguez e Jordi Burgaya (ambos para o Voltregà), para além do já referido Roberto Di Benedetto.
O Liceo anunciou recentemente o fim da equipa feminina, dando a sua licença ao Hockey Club Coruña, emblema independente que vai jogar, no entanto, no Riazor.
Três reforços garantidos
O clube está a disputar o acesso à final da OK Liga frente ao Calafell. Vencidos os dois primeiros jogos das meias-finais, o emblema galego está a uma vitória de garantir novamente a presença na final.
Apesar da situação desfavorável, o clube não deverá sofrer uma debandada idêntica ao do ano passado, ainda que estejam da saída jogadores importantes. Bruno Di Benedetto, irmão de Roberto e Carlo, tem tudo acertado com a Oliveirense. O mesmo acontece com Àlex Rodríguez que vai regressar ao Voltregà. O avançado teve convite da Oliveirense, mas as saudades de casa falaram mais alto. Pol Manrubia está cedido pelo Benfica e regressa à Luz, enquanto o guarda-redes argentino Matías Bridge ruma aos italianos do Sandrigo. César Carballeira, apesar de cobiçado pelo OC Barcelos, deverá ficar na Corunha, assim como o capitão Dava Torres.
O Liceo tenta agora compor o plantel para a próxima época, mas os conhecidos problemas financeiros não são um atrativo. Tomás Moreira, jogador que esteve em destaque no Sp. Tomar, recebeu convite do Liceo, mas preferiu continuar a carreira ao serviço do Murches, muito por culpa dos compromissos profissionais em Lisboa.
Quem aceitou o convite do Liceo foi Tiago Rodrigues, guarda-redes do FC Porto. Pablo Cancela (Follonica) e Bruno Saavedra (Dominicos) rumam também ao emblema galego.
Por Rafael GodinhoNa abertura da 8.ª jornada do Campeonato
FC Porto recebe Oliveirense esta sexta-feira na 8.ª jornada do Campeonato
Hoquista português joga no Novara e foi alvo da ira dos adeptos do Lodi
Português alvo de insultos por parte de membros da claque do Amatori Lodi
Holandês recorda "um jogador com uma boca demasiado grande e um coração minúsculo"
Página 'Sporting CP Adeptos' partilhou momento captado em outubro, quando o Arsenal se deslocou a casa do Fulham
Colombiana continua na sua guerra mediática com antigo futebolista
Ex-jogador do Boavista e Moreirense já foi suspenso pelo Radomiak Radom
Golo de Ethan Mbappé deu a vitória
Omanis não passaram do nulo face aos marroquinos