Em Cotonou, uma das maiores cidades do Benim, o hóquei em patins faz sonhar mais de 270 crianças. É no EYA Centro Comunitário, uma coletividade neste país junto ao Golfo da Guiné, que nasceu o projeto mais apaixonante ligado à modalidade: o 'Hockey foi Benim'.
No Mundial que decorre em Novara, Record encontrou o criador deste projeto. Kouokam Kamtchueng nasceu nos Camarões e jogou hóquei na 1ª Divisão francesa. Tentou implementar o desporto no seu país, mas o projeto não andou para a frente. Saltou a Nigéria até chegar ao Benim, onde encontrou uma colectividade que se apaixonou pelo hóquei.
À falta de condições para jogar, há paixão que sobra. Mas também há boas notícias a chegar.
"Temos 270 crianças a jogar em apenas uma pista. No próximo ano teremos 500 crianças a jogar, mas vai ser construído um novo rinque pela escola pública", conta ao nosso jornal Kouokam Kamtchueng no Pala Igor, em Novara, agradecendo também a visibilidade dada por Record ao projeto.
"Tenho muitos objetivos, mas o maior deles é ver o Benim ser campeão do Mundo. É um objetivo muito ambicioso, mas quando comecei este projeto ninguém acreditava que ao dia de hoje teríamos mais de 200 crianças a patinar. Dentro de 5 anos, talvez 10, queremos estar a participar no Mundial."
O 'Hockey for Benim' tem reunido a solidariedade de vários jogadores e treinadores. No verão passado, Pedro Gonçalves, atual treinador do Alenquer, e Ricardo Lopes, ex-atleta do Parede, rumaram ao país africano para dar formação aos treinadores. Consigo levaram a missão de desenvolver e dar visibilidade ao projeto. Na bagagem levaram também vários quilos de material, entre sticks, joalheiras, caneleiras, patins… e mais coubesse no porão do avião.
"Eles ajudaram-nos muito neste projeto. Agradeço muito a eles por terem confiado tanto em nós", conta Kouokam. Já este verão, outros voluntários rumaram a Cotonou, tendo sido realizado o primeiro jogo de hóquei em patins na história daquele país.
Por Rafael Godinho. Novara. ItáliaDuelo de emoções fortes acabou em festa portuguesa. Segue-se a França
Gauleses vão em busca de um título inédito após vitória por 9-5!
Selecionador nacional gostou do que viu diante de Andorra
Seleção alcançou a primeira vitória no torneio
Companhia aérea 'proibiu' música do defesa nos seus voos
Pressão sobre águias e dragões faz disparar gastos a Liga Betclic, defende economista João Duque
Médio jogou no Galatasaray com o extremo, que foi polémico ao apresentar-se no Fenerbahçe
Uche replicou, palavra a palavra, a publicação do jogador português nas redes sociais e só trocou... os clubes
Norte-americano Greg Louganis vendeu a casa e partiu para o Panamá para uma jornada de autodescoberta
Foi assim que vivemos um dia de fecho de mercado animado até ao último segundo