O atirador olímpico português João Paulo Azevedo apurou-se esta sexta-feira para a final de fosso olímpico dos Jogos Europeus Cracóvia'2023, com o sétimo melhor registo, após um 'shoot off' em que Armelim Rodrigues falhou o apuramento.
O atleta olímpico seguiu em frente após um 'shoot off' com cinco atiradores empatados, em que Rodrigues ficou pelo caminho na primeira fase após ter sido um dos melhores na quinta-feira, primeiro dia de apuramento.
Para Azevedo, este será o melhor resultado de sempre em Jogos Europeus, depois de ser 14.º em Baku'2015.
A final está agendada para hoje pelas 16h45 locais (15h45 em Lisboa), em Wroclaw, a 273 quilómetros de Cracóvia, centro dos Jogos Europeus.
Na prova feminina, Maria Inês Barros ficou a três tiros da final, acabando a qualificação em 14.º, com 115, e também melhorou o melhor resultado luso, que era o 25.º posto de Ana Rita Rodrigues em Minsk'2019.
A seleção portuguesa competirá ainda no fim de semana em equipas masculinas e equipas mistas.
Portugal soma 13 pódios em Cracóvia'2023, com os três ouros, as sete pratas e os três bronzes já conquistados.
A terceira edição dos Jogos Europeus decorre até domingo em Cracóvia e na região polaca de Malopolska, com 30 modalidades no programa e 48 países participantes, incluindo Portugal, com uma delegação com mais de duas centenas de atletas.
Por LusaProva realiza-se sempre um ano antes dos Jogos Olímpicos
Candidatura não prevê a construção de novos equipamentos
Contas feitas, cinco em 16 pódios portugueses foram conseguidos por modalidades em estreia no medalheiro
Presidente da Assembleia da República refere que as 16 medalhas conseguidas são um "resultado valioso"
Alemão, de 58 anos, ruma ao futebol japonês mas para assumir funções diferentes das de... treinador
Aumenta o tom das críticas ao treinador português em Inglaterra
Fala pela primeira fez, sem tabus, do ano de 2001, quando foi afastado das Antas, para dar lugar ao treinador de Setúbal
Antigo técnico alemão diz-se bem na reforma
Ex-internacional português coloca ainda a turma das quinas entre as favoritas à conquista do Mundial 2026
Derrota do Manchetser United volta a levantar dúvidas em torno do treinador português