_
A Alemanha ascendeu este sábado ao terceiro lugar do ranking geral dos países participantes nos I Jogos Europeus, a decorrer em Baku, no Azerbaijão, com as duas medalhas de ouro conquistadas pelo seu ginasta Fabian Hambuechen.
Concluído o oitavo dia de competição, a Rússia, que este sábado conquistou dez, domina com um total de 59 medalhas arrecadadas, 29 das quais de ouro, enquanto o anfitrião Azerbaijão segue na segunda posição com 33, incluindo 14 de ouro.
As duas medalhas de ouro conquistadas por Fabian Hambuechen na disciplina de ginástica artística permitiram à Alemanha ultrapassar a Hungria e alcançar o terceiro lugar do pódio do medalheiro dos Jogos Europeus, com um total de 26 (oito de ouro, nove de prata e nove de bronze).
Também em ginasta, a atleta russa Aliya Mustafina levou para casa duas medalhas: uma de ouro nas barras assimétricas, competição em que é detentora do título olímpico, e uma prata nos exercícios de solo.
"Estou muito feliz porque consegui fazer o que pretendia. O nível é menos elevado do que nos Jogos Olímpicos, dado que os melhores atletas estão ausentes, pelo que no Rio2016 será mais difícil", disse a atleta russa.
A suíça Giulia Steingruber conquistou três medalhas, de ouro nos exercícios de solo -- à frente da russa Aliya Mustafina -- e nos saltos e uma de bronze na trave, que permitiu ao seu país ascender do 13.º ao 5.º lugar do 'ranking'.
O teste físico mais exigente do dia foi a prova feminina de fundo de ciclismo de estrada, disputada ao meio-dia de Baku e sob temperaturas a rondar os 40 graus celsius, ganha pela bielorrussa Alena Amialiusik, em 3:20,36 horas, à frente da polaca Katarzyna Niewiadoma.
"Estava muito quente. Tivemos de beber água o tempo todo. Eu sabia que o calor faria uma grande diferença, pois, sem nos hidratarmos, podíamos perder uma grande quantidade de energia vital para a totalidade da corrida ", disse Katarzyna Niewiadoma.
No polo-aquático feminino, a Rússia impôs-se à Espanha no prolongamento e na final do voleibol, também feminino, a dupla suíça constituída por Nicole Eiholzer e Nina Betschart derrotou as austríacas Lena Maria Plesiutschnig e Katharina Schutznhofer, por 2-1, com 21-16, 14-21 e 15-13.