Agência Mundial Antidopagem preocupada com falta de sanções para a russa Kamila Valieva

• Foto: Reuters

A Agência Mundial Antidopagem (AMA) mostrou-se esta sexta-feira "preocupada" pela decisão de um tribunal russo, que não sancionou a patinadora Kamila Valieva por testar positivo a doping antes dos Jogos Olímpicos de inverno Pequim2022.

"Tendo em conta os elementos deste caso, que a AMA conhece, a Agência está preocupada com este veredicto de que não houve 'falha ou negligência', e não hesitará em exercitar o seu direito de apelar ao Tribunal Arbitral do Desporto (TAS)", nota a AMA, em comunicado.

PUB

Em causa está uma decisão judicial na Rússia que não sancionou Valieva pelo teste positivo em 2021, então nos Nacionais russos, apenas desqualificando os resultados obtidos no dia em que a amostra foi recolhida. O tribunal considerou que a patinadora, campeã olímpica na competição por equipas em Pequim2022, não devia ser sancionada, ainda que admita uma violação do código antidopagem.

A AMA tinha tentado transferir o caso para o TAS, sediado na Suíça, e agora pondera o recurso, após avaliar o processo, tendo também apresentado queixas quanto à demora processual.

A participação de Valieva já tinha sido alvo de polémica, ainda que os tribunais tenham permitido a participação da atleta nascida em abril de 2006, que tinha 15 anos quando testou positivo. Além do ouro por equipas, ao lado de outras atletas russas que atuaram sob a bandeira do Comité Olímpico do seu país, no âmbito da suspensão da bandeira, hino e nome 'Rússia' do desporto por causa de um escândalo de doping, a jovem foi quarta na competição individual.

PUB

É a campeã europeia em exercício e apresenta já três pontuações que, à altura, foram recordes do mundo.

Por Lusa
Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de Jogos Olímpicos de Inverno Notícias
Notícias Mais Vistas
PUB