_
1/2
O Comité Olímpico Internacional (COI) negou esta terça-feira ao atleta ucraniano Vladyslav Heraskevych a possibilidade de usar, nos Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina2026, um capacete com imagens de atletas mortos durante a guerra com a Rússia.
O COI considera que o uso do capacete violava as regras que proíbem mensagens políticas em Jogos Olímpicos, mas acabou por permitir que o ucraniano possa usar um fumo negro no braço nas provas de skeleton, algo que também foi negado no passado.
"Penso que o que tentámos fazer foi atender os seus desejos com compaixão e compreensão. Ele expressou-se nas redes sociais e nos treinos e, como sabem, não o vamos impedir de se expressar em conferências de imprensa, nas zonas mistas e em outros locais. Achamos que este é um bom compromisso", disse o porta-voz do COI, Mark Adams.
Vladyslav Heraskevych usou o capacete durante os treinos de skeleton em Cortina d'Ampezzo, com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, a elogiar o seu compatriota.
"O capacete tem os retratos dos nossos atletas que foram mortos pela Rússia. O patinador artístico Dmytro Sharpar, morto em combate perto de Bakhmut, Yevhen Malyshev, um biatleta de 19 anos morto pelos ocupantes de Kharkiv, e outros atletas ucranianos, cujas vidas foram ceifadas pela Rússia", escreveu Zelensky, numa mensagem no Telegram.
Contudo, Zelensky não deixou de criticar o COI por não permitir que Vladyslav Heraskevych pudesse usar o capacete.
"Esta decisão parte-me o coração. Sinto que o Comité Olímpico Internacional está a trair os atletas que fizeram parte do movimento olímpico, ao não permitir que possam ser homenageados num local onde nunca mais poderão voltar a competir", lamentou.
Por Lusadepois de vencer o sprint clássico de esqui de fundo de Milão-Cortina
Heraskevych pode sim usar um fumo negro no braço nas provas de skeleton, algo que foi negado no passado
Foi 91.º classificado em 95 atletas presentes na qualificação de sprint clássico de esqui de fundo
Estreia de Portugal no evento
Ex-internacional francês implicado na nova 'fornada' de documentos divulgados pelo Departamento de Justiça dos EUA
Tirou o dinheiro a tempo e 'sacou' 50 mil libras com aposta de 1£
Avançado foi contratado ao Aston Villa em janeiro de 2025, mas fez apenas 18 jogos pelos sauditas
Italiano, que esteve nos gunners em 2013/14, diz quase ter tido um ataque de pânico
Internacional português soma 20 golos em 29 jogos
As declarações do treinador do FC Porto após o desaire no Dragão Arena (40-35)