_
Faltam poucos dias para o início dos Jogos Olímpicos de inverno de 2026 em Itália.
A caminhada da tocha está quase concluído e alguns dos principais atletas já estão a fazer manchetes. Ao todo são 16 modalidades, incluindo algumas nunca vistas, e 116 medalhas de ouro estão à espera de dono.
O estádio de San Siro, em Milão, é o palco da cerimónia de abertura de sexta-feira, que é habitualmente o momento mais visto dos Jogos, uma vez que milhões de pessoas em todo o mundo assistirão através dos canais oficiais.
A estrela pop americana Mariah Carey e o tenor Andrea Bocelli estão entre os artistas.
Estes serão os Jogos de inverno mais dispersos da história: os dois principais locais de competição são a cidade de Milão e Cortina d'Ampezzo, a estância de inverno nas Dolomitas, que fica a mais de 400 quilómetros de distância por estrada.
Além de Cortina, os atletas também competirão em três outros grupos de montanha, enquanto a cerimónia de encerramento terá lugar em Verona, 160 quilómetros a leste de Milão.
As eliminatórias começaram na quarta-feira.
Datas importantes
O concurso decorre de 4 a 22 de fevereiro.
Eis algumas das datas a marcar no seu calendário:
4 de fevereiro: Início da competição (curling).
6 de fevereiro: Cerimónia de abertura.
7 de fevereiro: Primeiras provas de medalha de ouro.
8 de fevereiro: Medalha de ouro, esqui alpino feminino em descida.
13 de fevereiro: Medalha de ouro, patinagem artística masculina.
18 de fevereiro: Medalha de ouro, esqui alpino slalom feminino.
19 de fevereiro: Medalha de ouro, patinagem artística feminina. Jogo da medalha de ouro, hóquei no gelo feminino. Primeiras medalhas de ouro no esqui de montanha, um novo desporto olímpico.
22 de fevereiro: Jogo da medalha de ouro, hóquei no gelo masculino. Cerimónia de encerramento.
Como assistir:
O programa completo estará disponível na plataforma HBO MAX e, em eventos selecionados, nos canais Eurosport.
Principais histórias:
Duas das mais condecoradas esquiadoras alpinas da história, Lindsey Vonn e Mikaela Shiffrin, de 41 anos, abriram a época da Taça do Mundo em forma dominante.
Vonn ainda planeia competir apesar de ter rompido o seu ACL na semana passada. Eileen Gu está de volta ao esqui de estilo livre, tal como Chloe Kim no snowboard.
Os jogadores da NHL estão de volta ao gelo olímpico pela primeira vez desde 2014, por isso, esteja atento a jogadores como Sidney Crosby e Connor McDavid.
Locais de jogo:
Todas as atenções estão viradas para os estádios de hóquei em Milão, que ainda estavam em construção em janeiro; o rinque principal será cerca de 2 metros mais curto do que os jogadores da NHL e da PWHL estão habituados.
A aldeia dos atletas em Cortina é um conjunto de mais de 350 casas móveis.
Atletas russos: Um punhado de russos está a competir como atletas neutros- depois de terem sido autorizados por uma avaliação independente para garantir que não apoiaram publicamente a guerra na Ucrânia e que não estão associados às forças militares russas ou a outras forças.
O que há de novo
O esqui alpino fará a sua estreia nos Jogos Olímpicos, enquanto o skeleton foi adicionado a uma prova de equipas mistas, o luge foi adicionado às duplas femininas e os saltos de esqui em grande altitude foram adicionados às provas de super equipas femininas e masculinas.
Autor: Associated Press