A história de Morteza Mehrzad: 'gigante' de 2,46 metros brilha nos Jogos Paralímpicos mas dorme... no chão

• Foto: Getty Images

A seleção do Irão arrancou da melhor forma os Jogos Paralímpicos em voleibol sentado, muito por conta de Morteza Mehrzad. O 'gigante' de 2,46 metros é o homem mais alto daquele país, o atleta paralímpico mais alto da história e, como se não bastasse, a segunda pessoa mais alta do mundo, e é caso para dizer que tem atravessado um misto de emoções em Paris desde o início da competição. É que apesar de ter contribuído para as vitórias expressivas da sua equipa sobre a Ucrânia (3-0) e o Brasil (3-0), Mehrzad tem sido obrigado a dormir no chão, já que a Aldeia Paralímpica... não tem camas que se adequem ao seu tamanho.

À procura da terceira medalha de ouro em Jogos Paralímpicos, Mehrzad tem chamado a atenção pela área que cobre no terreno de jogo. No entanto, e apesar de este ser um aspeto positivo no que ao desporto diz respeito, a verdade é que a infância do atleta não foi fácil. Conta o jornal brasileiro 'O Globo' que, aos 15 anos, o iraniano sofreu um grave acidente de bicicleta, onde contraiu uma lesão que interrompeu o crescimento da sua perna direita. Desde então, Mehrzad precisa de uma cadeira de rodas para se movimentar, assim como de muletas e uma bengala.

PUB

Não só isto. O jogador, de 37 anos, sofre de uma condição chamada acromegalia, que resulta da produção excessiva de hormona do crescimento e causa problemas como alterações ósseas ou deformidades no sistema ósseo.

O Irão volta a entrar em ação esta terça-feira, pelas 11 horas, para defrontar a Alemanha em mais um jogo de voleibol sentado nos Jogos Paralímpicos de Paris.

PUB

Por Record
Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de Paralímpicos Notícias
Notícias Mais Vistas
PUB