Miguel Vieira alcançou esta sexta-feira um feito histórico para o judo nacional, ao tornar-se no primeiro judoca português a garantir a qualificação para uns Jogos Paralímpicos. O judoca invisual, de 30 anos, continua assim a sua caminhada de superação, depois de em 2013 ter sido o primeiro atleta nacional a participar numa competição internacional para cegos.
Recentemente presente no Europeu, realizado em Odivelas, o atleta do Clube Judo Total era, naturalmente, um homem feliz depois de saber a novidade. "Dias como este, momentos de grande satisfação pela conquista como Atleta de Judo Português e em Portugal. É agora o fruto de muita luta, dedicação, momentos bons e maus, derrotas e vitórias, lesões e recuperações, dias bons para treinar e maus, até chegarmos a este momento. Estou muito feliz por saber que estarei nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro 2016! Sim, no Brasil! E Portugal estará comigo nesta batalha, assim como a minha terra natal, Angola. Agradeço a Deus pela conquista de ser o primeiro judoca português, na vertente do Judo Paralímpico, a chegar aos Jogos. É com muito orgulho que continuarei a dar tudo de mim para defender as cores desta nação. Estou muito feliz e partilho este momento com toda minha família, amigos e amigas, que comigo têm carregado esta batalha além fronteiras", disse o judoca, agradecendo depois ao seu clube, tanto a colegas de combates como a treinadores, mas também à Federação Portuguesa de Judo.
Um feito histórico e inédito - pela primeira vez Portugal vai ter um Judoca nos Jogos Paralímpicos! É com enorme orgulho...
Por Fábio LimaCompetição decorreu em Istambul, na Turquia
Seleção portuguesa termina competição em Istambul com sete medalhas conquistadas
António Santos e Tatiana Couto chegaram ao ouro
Medida vem em consequência de ordem executiva de Donald Trump assinada em fevereiro
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano
Companhia aérea 'proibiu' música do defesa nos seus voos
Tudo aconteceu na final da Leagues Cup diante dos Seattle Sounders
Pressão sobre águias e dragões faz disparar gastos a Liga Betclic, defende economista João Duque
Uche replicou, palavra a palavra, a publicação do jogador português nas redes sociais e só trocou... os clubes
Foi assim que vivemos um dia de fecho de mercado animado até ao último segundo