Os canoístas Norberto Mourão (KL2) e Paulo Santos (KL1) desperdiçaram esta quarta-feira a derradeira oportunidade de apuramento para os Jogos Paralímpicos Rio'2016, falhando a final da prova de apuramento, em Duisburgo, Alemanha.
Norberto Mourão e Paulo Santos precisavam entrar nos três primeiros lugares que garantiam acesso à desejada final, mas Norberto foi apenas sexto, na meia-final com os principais candidatos, enquanto Paulo Santos ficou-se pelo oitavo lugar.
"Os outros foram mais fortes. Arranquei bem, aos 100 metros ia no grupo da frente, com tudo para conseguir a vaga, e até subi um pouco mais até aos 150, mas nos derradeiros 50 metros fui ultrapassado. O meu azar foi a distribuição dos atletas na semifinal, pois fiquei na que era claramente mais forte. Quinta-feira espero vencer a final B", disse Norberto Mourão à agência Lusa.
Paulo Santos assumiu que "esta esteve longe de ser a prova idealizada".
"Sabia que ía ser difícil, mas foi ainda mais duro. Teria dado jeito treinar uns dias antes da competição. Acreditava que podia ser bem-sucedido. Tenho 50 anos, mas amo o que faço e vou dar tudo para estar em Tóquio'2020", disse o canoísta.
O técnico nacional Ivo Quendera assumiu a "frustração do objetivo falhado", mas entende que os seus pupilos "fizeram o melhor possível, dentro do que estava ao seu alcance".
"O problema é que os outros foram ainda mais fortes. Temos anos de atraso em Portugal em relação ao desporto adaptado, mas estou confiante de que o próximo ciclo paralímpico vai ser diferente. Fizemos o nosso melhor. Espero que governo, IPDJ, federação e restantes parceiros reforcem o empenho no objetivo paralímpico", completou.
Norberto Mourão disputa quinta-feira a final B, enquanto Paulo Santos já concluiu o seu desempenho em Duisburgo.
Competição decorreu em Istambul, na Turquia
Seleção portuguesa termina competição em Istambul com sete medalhas conquistadas
António Santos e Tatiana Couto chegaram ao ouro
Medida vem em consequência de ordem executiva de Donald Trump assinada em fevereiro
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano
Companhia aérea 'proibiu' música do defesa nos seus voos
Tudo aconteceu na final da Leagues Cup diante dos Seattle Sounders
Pressão sobre águias e dragões faz disparar gastos a Liga Betclic, defende economista João Duque
Uche replicou, palavra a palavra, a publicação do jogador português nas redes sociais e só trocou... os clubes
Foi assim que vivemos um dia de fecho de mercado animado até ao último segundo