_
O presidente do Comité Olímpico Internacional (COI) afirmou esta quinta-feira que os atletas russos ou bielorrussos que manifestem publicamente apoio à guerra com a Ucrânia serão impedidos de participar nos Jogos Olímpicos Paris'2024.
"Os nossos princípios dizem claramente que qualquer apoio ativo à guerra é proibido, e isso inclui o uso do símbolo Z [associado ao apoio à invasão russa], e também as manifestações de apoio em redes sociais, entre outras coisas", disse Thomas Bach, em Essen, na Alemanha.
Com a participação de russos e bielorrussos nos Jogos Paris'2024, para os quais já começaram os apuramentos, Thomas Bach voltou a invocar a neutralidade política do COI e a intenção de não excluir atletas apenas com base na sua nacionalidade.
A comissão executiva do COI vai decidir entre 28 e 30 de março as sanções à Rússia e Bielorrússia, o estatuto dos atletas de ambos os países e as medidas de solidariedade com a Ucrânia.
Os temas, relacionados com a invasão da Rússia à Ucrânia, em 24 de fevereiro de 2022, vão ser discutidos em Lausana, Suíça, e na sequência da auscultação do COI aos seus membros, aos comités olímpicos nacionais, federações internacionais e desportistas, tendo como horizonte os Jogos Olímpicos de Paris2024.
O COI recomendou, em 25 de janeiro, a readmissão dos desportistas de ambos os países nas competições internacionais, desde que cumpram os princípios da carta olímpica e as regras antidoping, e "não tenham apoiado a guerra de forma ativa".
Por LusaTribunal de Contas destaca "a ausência de derrapagens"
Pugilista uzbeque foi notificado sobre um "teste analítico adverso para metabólitos de metasterona"
Metais passarão por "processo de manufatura e aplicação de verniz protetor" para "garantir maior resistência"
É o segundo mais jovem de oito lusos a figurar nos 100 melhores
Doha, no Qatar, recebeu o evento que premiou os melhores do ano
Avançado do PSG eleito o melhor jogador do Mundo com 50 pontos, mais 11 do que Yamal e 15 do que Mbappé
Em causa a lesão e consequente ausência de Assane Diao na CAN’2025
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado apontou um dos dois golos do Toluca, que conquistou o troféu só depois de um longo desempate por penáltis
O agora ex-adjunto de José Morais vai assumir a liderança do 2.º classificado dos Emirados Árabes Unidos