O judoca português Jorge Fonseca, que já disse ambicionar a conquista do ouro olímpico em Paris'2024, pode vir a lutar logo no primeiro combate com o campeão olímpico em título em -100 kg, o japonês Aaron Wolf.
O sorteio realizado esta quinta-feira para a competição que decorrerá na Champ-de-Mars Arena, entre sábado e 03 de agosto, não favoreceu a maioria dos sete portugueses que estarão em ação, desde logo Jorge Fonseca, candidato assumido na sua categoria.
O judoca do Sporting, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos Tóquio'2020, disputados em 2021, ficou isento da primeira ronda e tem tudo alinhado para lutar com Wolf na segunda, se o japonês, como é expectável, ultrapassar o austríaco Aaron Fara.
Fonseca, bicampeão mundial em 2019 e 2021, chegou ao sorteio de hoje como sétimo cabeça de série, enquanto Wolf partiu detrás, como 11.º entre os 25 competidores em -100 kg, e, daí, poder cruzar-se com o português.
Poderá vir a ser um duro teste às ambições de Jorge Fonseca caso o adversário seja Aaron Wolf, a quem nunca ganhou, ao contrário de Fara, derrotado pelo português em duas ocasiões.
A competição de judo tem todos os ingredientes a exigirem superação aos judocas lusos, quando Catarina Costa, quinta em Tóquio'2020, Taís Pina ou João Fernando encontram multi-medalhados em provas continentais ou em Mundiais.
Catarina Costa, que nos últimos Jogos esteve na luta pelas medalhas, estreia-se no sábado diante da alemã Katharina Menz, uma veterana de 33 anos, que chega a Paris com o benefício da realocação de quota.
Apesar da não entrada direta via ranking, o palmarés de Menz fala por si: inúmeras medalhas em Grand Prix e Grand Slam, um bronze europeu e uma prata mundial, numa carreira que está, porém, numa fase mais descendente.
A estreante Taís Pina, de 19 anos e ainda júnior, é a benjamim da seleção portuguesa, mas à judoca do Algés e Dafundo pode valer o ímpeto próprio da juventude e o risco que lhe permitiram ter um ano surpreendente, com pódios em dois Grand Slam.
Em Paris, Taís Pina terá pelo caminho a italiana Kim Polling, que, antes, competia pelos Países Baixos, uma experiente tetracampeã europeia (2013, 2014, 2015 e 2018) e bronze mundial (2013), mas que este ano perdeu com a portuguesa duas vezes.
Já João Fernando, a competir na categoria mais concorrida dos Jogos, com 33 inscritos em -81 kg, terá osso duro de roer na segunda ronda, depois de isento na primeira, com o canadiano François Gauthier Drapeau, quinto do mundo.
O português, também um estreante em Jogos Olímpicos, combateu quatro vezes com Drapeau, com saldo favorável ao canadiano (3-1).
Num plano mais equilibrado, Bárbara Timo (-63 kg) defrontará a sul-coreana Kim Jisu e quando ambas estão separadas por uma posição no ranking mundial, 15.ª e 16.ª, mas que é uma adversária a quem a portuguesa venceu este ano, no Grand Prix de Almada.
Por fim, Patrícia Sampaio (-78 kg) e Rochele Nunes (+78 kg) tiveram melhor sorteio, com a primeira a encontrar a queniana Zeddy Cherotich, 74.ª do mundo, e a segunda a tunisina Sarra Mzougui, 28.º do mundo e 18.ª inscrita em 26 judocas do peso pesado feminino.
Já Cherotich, que beneficiou de quota continental e que é a última inscrita em -78 kg, é estreante olímpica, a primeira mulher judoca a competir pelo Quénia nos Jogos e uma das seis mães judocas em Paris, a par de Kim polling, Clarisse Agbegnenou, Jacqueline Solis, Natasha Ferreira e Mahboubeh Barbari Zharfi.
Por LusaTribunal de Contas destaca "a ausência de derrapagens"
Pugilista uzbeque foi notificado sobre um "teste analítico adverso para metabólitos de metasterona"
Metais passarão por "processo de manufatura e aplicação de verniz protetor" para "garantir maior resistência"
É o segundo mais jovem de oito lusos a figurar nos 100 melhores
Agora, argentino sente-se feliz em Miami
Dupla portuguesa do Paris SG entre os 11 melhores do Mundo
Ranking do CIES-Football Observatory é liderado de forma destacada por Lamine Yamal
Há ainda o ex-sportinguista Viktor Gyokeres nos nomeados
Diário Tuttosport anunciou os vencedores antes da gala final que terá lugar em dezembro. Jorge Mendes também deixou uma mensagem