_
O brasileiro Carlos Parro recebeu um aviso da Federação Internacional Equestre (FIE) por causar "desconforto desnecessário" em 'Safira', o seu cavalo de competição. O organismo internacional foi alertado por uma queixa da PETA, uma associação de defesa dos animais.
Segundo a PETA, que enviou fotos à FIE, o cavaleiro de 45 anos aplica um movimento proibido chamado 'Rollkur', que pode comprometer a coluna e a respiração do animal. Consiste em puxar as rédeas ao máximo, forçando o pescoço e deixando o focinho quase junto ao peito.
"A FIE deu um cartão amarelo como consequência da ação do atleta, que pode causar desconforto desnecessário no cavalo. Além disso, o Grande Júri falou com o atleta, bem como com o chefe de equipa do Brasil. Os stewards da FIE vão estar vigilantes a todo o tipo de comportamentos que coloquem em causa o bem estar do animal e estarão preparados a agir caso isso aconteça."
Depois de a britânica Charlotte Dujardin ter sido impedida de competir em Paris'2024, por ter sido apanhada a chicotear o cavalo, ontem, durante a primeira ronda de dressage, o italiano Emiliano Portale foi eliminado depois da competição por ter sido encontrado sangue na boca do cavalo depois da prova. A FIE explicou que a medida foi tomada em linha com os regulamentos e que não significa "que tenha havido intenção de magoar o animal".
Tribunal de Contas destaca "a ausência de derrapagens"
Pugilista uzbeque foi notificado sobre um "teste analítico adverso para metabólitos de metasterona"
Metais passarão por "processo de manufatura e aplicação de verniz protetor" para "garantir maior resistência"
É o segundo mais jovem de oito lusos a figurar nos 100 melhores
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Fabiana Edith Muñoz tem 42 anos, sofre de esquizofrenia e está a ser procurada pelas autoridades
Antigos internacionais portugueses tomaram posse esta quinta-feira
Viktor Onopko destacou-se pelo Real Oviedo na década de 90
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Notícia foi avançada pelo site cazaque 'Sports'