Olga Kharlan vence bronze na esgrima: «Medalha é para os atletas do meu país que a Rússia assassinou»

Foto: Reuters
Foto: Reuters

1/2

Ucraniana deixa mensagem forte após conquista do bronze nos Jogos Olímpicos de Paris'2024

A Ucrânia conquistou, esta segunda-feira, a primeira medalha nestes Jogos Olímpicos pelas mãos de Olga Kharlan. A atiradora, de 33 anos, que arrecadou o bronze, não conteve as lágrimas no final da prova e deixou uma mensagem forte para o resto do mundo. 

"É muito especial para mim, é infinitamente especial. Isto é para os atletas do meu país que não puderam estar aqui porque a Rússia os assassinou. E claro, também para todos os atletas que aqui estão a representar a Ucrânia. Não sabem o quão difícil é para nós prepararmo-nos e concentrarmo-nos na competição quando estás em casa, debaixo de ataques, todos os dias", assumiu Kharlan, em declarações aos meios de comunicação no local. 

PUB

A atiradora que no Campeonato do Mundo de 2023 foi expulsa da competição por se recusar a cumprimentar uma atleta russa, tem sido uma das porta-vozes da Ucrânia, demonstrando a realidade do país desde que a Rússia invadiu o território. 

A medalha de bronze conquistada em Paris’2024, a primeira para a Ucrânia nesta edição dos Jogos Olímpicos, foi uma das mais especiais para Kharlan porque foi vencida com as cores do seu país. "É totalmente diferente. É especial porque é para o meu país. Para a minha família, para todos os atletas que vão à guerra, para os ucranianos que estão na linha da frente, para as minhas meninas, que são incríveis. Esta é uma mensagem para toda a Ucrânia, para todo o mundo. Sou ucraniana, o meu sangue é ucraniano, e quero dizer que nunca nos vamos render."  

PUB

De olhos postos no futuro, a atiradora assumiu que gostava de fazer uma pausa na carreira. "Não sei se serão os meus últimos jogos, mas vou parar um tempo depois de Paris. Estes são os quintos [Jogos Olímpicos] e quero envelhecer, criar uma família e ter uma vida diferente. Além de que quero ter mais tempo para estar em casa, temos trabalho a fazer."

Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de Paris'2024 Notícias
Notícias Mais Vistas
PUB