"Espero que tragam uma medalha... de preferência de ouro." O ‘pedido’ que o reitor da Universidade de Lisboa António da Cruz Serra fez durante a apresentação dos novos tapetes de judo do Estádio Universitário provocou sorrisos cúmplices entre os seis judocas que vão representar Portugal nos Jogos do Rio e Miguel Vieira, que fará a estreia nos Jogos Paralímpicos. Sorrisos de confiança, diga-se.
"É fácil lidar com esta pressão porque todos os dias me pedem uma medalha de ouro!". A pouco mais de uma semana do arranque dos Jogos, Telma Monteiro é toda ela tranquilidade, ela que vai ao Rio em busca da medalha que lhe falta. Telma acredita que não surge no Brasil como favorita, mas não é isso que importa: "Não trabalho para ser favorita, mas para ser vencedora. Há seis meses estava numa cama de hospital . Isso dá-me muita força."
Na cabeça da judoca está o Europeu de 2015, quando chegou a Baku também vinda de lesão. E voltou de ouro ao peito. "Em 2015 cheguei em muito piores condições ao Campeonato da Europa. Não estava em forma e as coisas acabaram por correr bem porque estava muito forte psicologicamente. Nos Jogos, isso pode fazer a diferença. Mesmo que as minhas rivais estejam melhor fisicamente – e sinceramente não acredito – vou tentar superá-las pela parte psicológica e aí… dou-lhes mil a zero", avisa.
Além de Telma, nos (-57 kg), Portugal estará no Rio com Sergiu Oleinic (-66 kg), Nuno Saraiva (-73 kg), Célio Dias (-90 kg), Jorge Fonseca (-100 kg) e Joana Ramos. E a representante nos -52 kg revela: "Ainda hoje [ontem] fiz treino de musculação e bati todos os recordes". Fica o alerta.
Constantino apreensivo
"A nossa preocupação é saber se as soluções encontradas são estáveis. Mas essa resposta só iremos ter quando estiver toda a delegação instalada", disse o presidente do Comité Olímpico, José Manuel Constantino sobre as condições da Aldeia Olímpica do Rio.
Por Lídia Paralta GomesTambém Patrícia Sampaio (Gualdim Pais), bronze em Israel, registou uma subida de 4 lugares, sendo agora 15ª a 78 kg e top-10 na qualificação olímpica.
A multimedalhada do Benfica, 9ª do ranking mundial (57 kg), apresenta-se como segunda cabeça-de-série no sorteio da prova, que decorre hoje na capital dos Emirados Árabes Unidos.