Secretário de Estado do Desporto felicita Pedro Pichardo: «Uma enorme alegria»

Foto: Reuters
Foto: Nuno Fonseca/Movephoto

1/2

João Paulo Rebelo destaca também Jorge Fonseca, Patrícia Mamona e Fernando Pimenta

O secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, felicitou esta quinta-feira Pedro Pichardo, campeão olímpico do triplo salto em Tóquio'2020, lembrando a "superação" de todos os atletas da missão portuguesa.

"Não é só uma medalha de ouro, é uma satisfação muito grande, uma enorme alegria por esta participação em Tóquio'2020. As medalhas são importantes, o ouro olímpico é muito reconhecido e valorizado, mas não podemos esquecer os restantes que também subiram ao pódio", declarou, à margem da inauguração do Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho, em Torres Vedras, de onde hoje sai a primeira etapa da Volta a Portugal em bicicleta.

PUB

Pichardo tornou-se o quinto campeão olímpico português, sucedendo a Carlos Lopes (maratona de Los Angeles'1984), Rosa Mota (maratona de Seul'1988), Fernanda Ribeiro (10.000 metros de Atlanta'1996) e Nélson Évora (triplo salto de Pequim'2008).

Venceu o concurso com um salto de 17,98 metros, conquistando a primeira medalha de ouro para Portugal em Tóquio'2020, depois da prata de Patrícia Mamona, na prova feminina do triplo salto, e do bronze do judoca Jorge Fonseca (-100 kg) e do canoísta Fernando Pimenta (K1 1.000).

PUB

Rebelo celebrou o facto de hoje se ter ouvido o hino nacional, apenas a quinta vez que acontece em Jogos, acrescentando que é dia de "celebrar o desporto, um homem, uma modalidade", em alusão ao museu.

"Neste dia simbólico, do arranque da Volta, sem contar com o prólogo, não podemos esquecer o Jorge Fonseca, a Patrícia Mamona, o Fernando Pimenta, entretanto as medalhas que conseguimos que são verdadeiramente relevantes", destacou.

Realçando "o esforço estratosférico destes atletas", quis valorizar "as medalhas e os diplomas" já conseguidos, algo que, espera, todos precisam de notar para que possam terminar os "comentários fáceis".

PUB

"Contribuir para que todos tenhamos uma melhor perceção de que às vezes somos fáceis no comentário. A comunicação social traduz um feito já muito relevante como 'falhou o pódio', como ainda esta semana vi escrito. Digo muitas vezes, temos de fazer a nossa parte para valorizar os nossos atletas e a prática desportiva, o quanto isso contribuir para o bem-estar da sociedade", considerou.

Segundo o governante, o Governo "honrou o que foi acordado com o Comité Olímpico de Portugal (COP), pese embora todos os constrangimentos" dada a pandemia de covid-19, incluindo o adiamento dos Jogos em um ano.

"Fizemos a nossa parte, e a nossa missão está a fazer a sua, ao COP também se devem parabéns, às federações desportivas, e aos atletas muito particularmente", atirou.

PUB

Por Lusa
Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de Tóquio 2020 Notícias
PUB