A seleção feminina de andebol de Angola venceu este sábado por 28-25 a congénere anfitriã do Japão, alcançando o seu primeiro triunfo em Tóquio'2020, que a coloca na luta pelo acesso aos quartos de final do torneio olímpico.
Orientada pelo antigo internacional português Filipe Cruz, que se notabilizou no ABC, a seleção angolana chegou ao intervalo a vencer por 15-13 e depois de disparar para uma vantagem que chegou aos sete golos, aos 22-15, fechou aos 28-25.
O Japão entrou melhor, com um parcial de 6-2, mas Angola respondeu com seis golos consecutivos, passando para a frente aos 8-6, condição que manteve por pouco tempo, dado que permitiu nova reviravolta e ficou em desvantagem por um (11-10).
Perto do final da primeira parte, a seleção angolana assumiu definitivamente a liderança com um parcial de quatro golos consecutivos (14-11), que lhe permitiu atingir o intervalo a vencer por 15-13 e embalar para um triunfo tranquilo.
Uma entrada desastrada da seleção japonesa na segunda parte, em que marcou apenas dois golos nos primeiros 15 minutos, levou a seleção angolana a disparar para uma vantagem segura por sete golos, aos 22-15, que geriu até ao final.
O Japão ainda tentou contrariar o ascendente da seleção angolana, mais eficaz na defesa, com destaque para a guarda-redes Helena Sousa, e no ataque, mas o máximo que conseguiu foi reduzir a diferença para três golos, aos 23-20, 25-22, 26-23 e 28-25 (final), com dois golos seguidos.
Albertina Kassoma, Natália Santos e Isabel Guialo, todas com cinco golos, foram as jogadoras angolanas que se evidenciaram na concretização, enquanto na seleção japonesa destacaram-se Nozomi Hara e Shio Fugii, com seis e cinco, respetivamente.
Com este triunfo, a Angola, apesar de sexta e última posicionada no Grupo A, liderado pelas invictas seleções da Noruega e Países Baixos, passa a somar os mesmos dois pontos que o Montenegro (terceiro), Japão (quarto) e Coreia do Sul (quinto).
A jornada prossegue ainda hoje com os jogos Montenegro-Coreia do Sul (03:00 em Lisboa) e Noruega-Países Baixos (13:30). A última e decisiva ronda da fase de grupos, a disputar na segunda-feira, integra os jogos Coreia do Sul-Angola (01:00), Países Baixos-Montenegro (11:30) e Noruega-Japão (13:30).
Por LusaEncarnados recebem os dinamarqueses do Kristianstad, a equipa teoricamente mais fraca do Grupo A da Liga Europeia
Guardião foi trunfo dos Heróis do Mar na vitória ante a Hungria que valeu liderança no Grupo D
Já o Sporting, que ganhou (36-27) na Horta (Açores), repetiu o 2º lugar do Campeonato e em princípio – a Champions não está descartada –, deverá estar na fase de grupos da Liga Europeia, tal como o Benfica, que acaba em 3º.
Com uma segunda parte de luxo, o Benfica ficou muito perto de alcançar a final four da Liga Europeia.
Cheikh Touré, de 18 anos, foi encontrado morto no Gana, depois de ter sido convencido de que iria fazer testes numa equipa profissional
Informação foi divulgada pelo FC Rebellen, clube composto por ex-jogadores onde o holandês atua
Antigo futebolista holandês cedeu a sua casa em Liverpool ao compatriota, em 2011
Antigo futebolista inglês luta há vários contra o vício do álcool
Argentino, de 38 anos, festeja feito que não acontecia desde 2020/21
Jonjo Shelvey já não se sente seguro em Inglaterra