À RTP, pouco depois de assegurar o apuramento para a final do lançamento do disco (segunda-feira, pelas 12 horas), Liliana Cá assumiu-se feliz pelo feito alcançado e, de olho na decisão, tem uma certeza: um novo recorde nacional 'vale' medalha olímpica.
"Sempre disse que a minha primeira meta seria a final. Graças a Deus consegui. Senti-me bem. Tive um pouco de receio de fazer nulo ou bater na rede, mas consegui controlar-me e fiz a marca para me qualificar. Na primeira vez nuns Jogos, a primeira final...", começou por referir.
Confrontada com a recorrente questão das medalhas, Liliana não se escondeu. "É algo que quero, mais do que se calhar os portugueses. Eu vou lutar para que isso aconteça. Se conseguir bater o recorde nacional provavelmente conseguirei chegar às medalhas. Neste momento luto para os dois. Quando chegar a final espero conseguir".
A título de curiosidade, Liliana Cá tem a sexta melhor marca de todas as atletas presentes na final, com os seus 66,40 conseguidos este ano. Nota para o facto de Jorinde van Klinken, a destacada líder mundial do ano (com 70,22!) nem sequer se ter apurado para a final - fez somente 61,15.
Os dois atletas, que já têm marcas de qualificação para Paris'2024, dão seguimento aos respetivos
Triplista tem estado ausente das provas por lesão
O castigo sobre 'CJ' Ujah arrasta a desclassificação dos outros três integrantes da estafeta, que eram Zharnel Hughes, Richard Kilty e Nethaneel Mitchell-Blake.
Campeão olímpico quer bater recorde do mundo do 'triplo' este ano
Cheikh Touré, de 18 anos, foi encontrado morto no Gana, depois de ter sido convencido de que iria fazer testes numa equipa profissional
Informação foi divulgada pelo FC Rebellen, clube composto por ex-jogadores onde o holandês atua
Antigo futebolista holandês cedeu a sua casa em Liverpool ao compatriota, em 2011
Antigo futebolista inglês luta há vários contra o vício do álcool
Argentino, de 38 anos, festeja feito que não acontecia desde 2020/21
Jonjo Shelvey já não se sente seguro em Inglaterra