O secretário de Estado da Juventude e do Desporto enalteceu esta sexta-feira a conquista inédita por parte de Jorge Fonseca do título mundial de judo na categoria -100kg, em Tóquio, numa nota publicada na rede social Twitter.
"O Jorge Fonseca conquista para o judo nacional o primeiro título mundial da sua história. Feito inédito num percurso desportivo e pessoal admirável, demonstrativo de uma inegável capacidade de superação que nos orgulha a todos. Muitos parabéns", refere João Paulo Rebelo.
Jorge Fonseca, de 26 anos, tornou-se no primeiro português a conquistar uma medalha de ouro em Mundiais ao derrotar o russo Niyaz Ilyasov, terceiro classificado nos Mundiais de 2018.
O judoca do Sporting, que nasceu em São Tomé e Príncipe, chegou ao combate decisivo ao derrotar azeri Elmar Gasimov, vice-campeão olímpico no Rio2016 e europeu em 2014, nas meias-finais, por waza-ari, depois de ter superado, nos quartos de final, o georgiano Varlam Liparteliani, por ippon, em 3.15 minutos.
Competição inicia-se esta quinta-feira em Bratislava (Eslováquia)
Judoca portuguesa conquistou no domingo o ouro no Grand Slam de Ulan Bator
É o segundo ouro conquistado pela judoca portuguesa em Grand Slams na carreira
Portuguesa derrotada frente à japonesa Utana Terada
Dirigente português do Flamengo em entrevista a Record
Candidato a ‘vice’ – com o pelouro das Modalidades – na lista de Noronha Lopes, o ex-basquetebolista salienta que as equipas do Benfica “têm de ganhar mais”
Publicação do Telstar gerou, naturalmente, muitas reações nas redes sociais
Guarda-redes de 23 anos estreou-se frente ao Sunderland, não sofreu golos e ainda ouviu elogios das bancadas
Entrevista ao candidato a ‘vice’-presidente – com o pelouro das Modalidades – na lista de Noronha Lopes
Dupla estava a caminho do Brasil e teve de retornar à origem