A judoca Patrícia Sampaio conquistou este domingo a medalha de prata na categoria de -78 kg do Grand Slam de Tóquio, a única conquistada pela representação portuguesa, ao perder na final com a japonesa Kurena Ikeda.
Patrícia Sampaio, segunda classificada do ranking mundial e primeira cabeça de série na capital do Japão, não conseguiu confirmar esse estatuto no combate pela medalha de ouro perante Ikeda, sétima posicionada na hierarquia da Federação Internacional de Judo, que se impôs por 'ippon'.
A judoca portuguesa, de 26 anos, que conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos Paris2024, começou por superar a japonesa Reina Tanaka graças a um 'yuko', na segunda ronda, depois de ter estado isenta de disputar a primeira, e conquistou o acesso às meias-finais ao vencer Shu Wang, de Taipé, por 'waza-ari'.
Patrícia Sampaio, que este ano já se sagrou campeã europeia de -78 kg, em Podgorica, e conquistou a medalha de bronze no Mundial de Budapeste, ganhou o direito a combater pelo título no Grand Slam de Tóquio ao impor-se nas meias-finais à japonesa Mao Izumi, por 'ippon'.
A compatriota Bárbara Timo apenas superou uma adversária na competição de -70 kg, a norte-americana Melissa Myers, por 'waza-ari', antes de tombar perante a italiana Irene Pedrotti, na sequência de um 'yuko', enquanto Taís Pina, na mesma categoria, e Miguel Gago, em -66 kg, perderam por 'ippon' na estreia, com Erina Ike e Shinsei Hattori, ambos do Japão.
Judoca portuguesa perde na final com a japonesa Kurena Ikeda
Encontra a japonesa Reina Tanaka na 2.ª ronda dos 78 kg com caminho aberto até à meia-final
Olímpica portuguesa festeja em -78 kg
Judoca portuguesa perdeu com a israelita Tamar Malca por waza-ari
Clube liderado por David Beckham festeja título de campeão norte-americano apenas 7 anos depois de ter sido fundado
Avançado do Toluca brilha no México
Inter Miami, liderado pelo antigo internacional inglês e onde alinha o argentino, conquistou pela primeira vez a MLS
Antigo internacional alemão lançou discussão nas redes sociais
Astro argentino 'guiou' o Inter Miami ao título da MLS, o primeiro da história do clube
Triunfo por 2-0, graças aos golos de Wynder e João Veloso