Portugal tem seis judocas apurados para os próximos Jogos Olímpicos, segundo a lista da FIJ do ranking de qualificação para Paris'2024, divulgada esta terça-feira.
Catarina Costa (7.ª a 48 kg) e Jorge Fonseca (8.º a 100 kg), respetivamente 5.ª classificada e medalha de bronze em Tóquio'2020, serão cabeças de série nas respetivas categorias, enquanto Rochele Nunes (9.ª a +78 kg) falha esse estatuto por apenas um lugar.
Também com apuramento direto estão Patrícia Sampaio (10.ª a 78 kg) e Bárbara Timo (13.ª a 63 kg).
Já João Fernando (21.º a 81 kg) conseguiu o apuramento pela quota continental.
Telma Monteiro (22.ª a 57 kg), medalha de bronze no Rio'2016, e Taís Pina (20.ª a 70 kg), que detinha a quota de realocação antes do Mundial, ficaram de fora, pelo que só um wild card poderia colocar mais um português em Paris'2024.
Estas qualificações ainda terão de ser oficializadas, pois segundo a FIJ "devido aos pontos iguais de dois atletas nas eliminatórias continentais da Oceania (UJO), as categorias para vagas de quota devolvidas são ambíguas. Posteriormente, todas as vagas de qualificação olímpica em aberto estão pendentes até esclarecimentos nos próximos eventos", até finais de junho.
Em relação à lista de apurados para os Jogos Olímpicos de Tóquio'2020, Portugal perde judocas em duas categorias de peso, Telma Monteiro (57 kg) e Joana Ramos (52 kg).
Nos 81 kg, sai Anri Egutidze e entra João Fernando.
Eis a Seleção de judo em Paris'2024
Catarina Costa (48 kg), Académica de Coimbra
Bárbara Timo (63 kg), Benfica
Patrícia Sampaio (78 kg), Gualdim Pais
Rochele Nunes (+78 kg), Benfica
João Fernando (81 kg), Sporting
Jorge Fonseca (100 kg), Sporting
Por Alexandre ReisOlímpica conquistou a medalha de prata no Grand Slam de Tóquio no domingo
Judoca portuguesa perde na final com a japonesa Kurena Ikeda
Encontra a japonesa Reina Tanaka na 2.ª ronda dos 78 kg com caminho aberto até à meia-final
Olímpica portuguesa festeja em -78 kg
Avançado apontou um dos dois golos do Toluca, que conquistou o troféu só depois de um longo desempate por penáltis
O agora ex-adjunto de José Morais vai assumir a liderança do 2.º classificado dos Emirados Árabes Unidos
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Depois de um mau arranque, o Manchester United é agora 6.º na Premier League
Formação brasileira venceu por 2-0, com golos de Léo Pereira e Danilo