_
1/3
A judoca Telma Monteiro subiu ao nono lugar da categoria de -57 kg na qualificação para os Jogos Olímpicos Tóquio'2020, face ao título europeu conquistado em Lisboa, num ranking provisório em que é cabeça de série.
Telma Monteiro somou mais 700 pontos com o triunfo nos Europeus de judo, e apesar de ter descartado os pontos alcançados com a conquista da medalha de prata nos Europeus de Praga, e quando apenas uma competição podia contar, foi suficiente para subir.
A judoca, que em Lisboa chegou à sua 15.ª medalha em igual número de Europeus e à sexta de ouro na competição continental, ultrapassou no ranking a húngara Hedvig Karakas, judoca que a tinha vencido na final de Praga.
O ranking de -57 kg é liderado pelas judocas canadianas Christa Deguchi e Jessica Klimkait, mas apenas uma poderá estar nos Jogos Olímpicos de Tóquio, face aos critérios de elegibilidade.
Os Europeus de judo de Lisboa, que decorreram entre a passada sexta-feira e o passado domingo, proporcionaram também uma subida na corrida aos Jogos a Bárbara Timo, que já estava em zona elegível em -70 kg, mas que subiu dois lugares (12.ª) com a medalha de bronze.
O também medalhado João Crisóstomo, com um surpreendente terceiro lugar nos -66 kg, subiu nove posições na sua categoria, ocupando agora a 54.ª posição, enquanto Rochele Nunes, bronze em +78 kg, manteve o 11.º posto (oitava cabeça de série), tendo em conta que também tinha sido bronze nos Europeus em novembro.
Entre os restantes judocas em zona elegível, Catarina Costa (-48 kg) manteve a oitava posição, Joana Ramos (-52 kg), derrotada ao segundo combate em Lisboa, caiu dois lugares (23.ª, 17.ª no apuramento), e o campeão mundial Jorge Fonseca (-100 kg) desceu para sexto posto, ao ser sétimo em Lisboa.
Em contrapartida, Anri Egutidze, derrotado no combate pelo bronze e quinto classificado, subiu ao 20.º lugar (14.º no apuramento direto).
A qualificação no judo para os Jogos Olímpicos tem duas competições fundamentais até ao fecho do apuramento, em 28 de junho, o Grand Slam de Kazan, de 05 a 07 de maio, e os Mundiais em Budapeste, entre 06 e 13 de junho.
Por LusaÁguias oficializam também a saída de Rodrigo Lopes
Dirigente explicou que os pagamentos em dívida decorrem com um plano de valores junto da FIJ, que perdoou parte da dívida total,
Luso-brasileiro chegou à Luz em 2018
Olímpica conquistou a medalha de prata no Grand Slam de Tóquio no domingo
Tudo o que aconteceu no derradeiro dia da janela de inverno
Desvendamos o mistério do famoso meme do TikTok
Os 18 emblemas do escalão principal gastaram 424,9 ME
O presidente da FIFA defendeu o regresso das equipas russas às provas internacionais
Central holandês deixou o Sporting para regressar ao seu país
Segunda e última janela de inscrições de jogadores para 2025/26 fechou em Portugal e nos cinco principais campeonatos europeus