A Câmara de Cascais vai voltar a tentar adquirir o Autódromo do Estoril e garantir o regresso da Fórmula 1 em 2028, revelou o município, na sequência de uma reunião com o Governo.
Em comunicado, a Câmara Municipal de Cascais, no distrito de Lisboa, refere que pretende adquirir o equipamento, através da aquisição à Parpública, que agrega as participações do Estado em empresas.
"Em 2026 faz 30 anos que se realizou o último Grande Prémio no Estoril. Nessa altura iremos reiniciar uma nova etapa deste mítico circuito mundial, ficando a autarquia com a gestão deste equipamento", indicou o vice-presidente da Câmara de Cascais, Nuno Piteira Lopes (PSD), citado na nota.
Segundo a autarquia, os detalhes da aquisição foram abordados numa reunião entre a Câmara de Cascais e o secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Pedro Machado, na segunda-feira.
Esta não é a primeira vez que a Câmara de Cascais, presidida atualmente pelo social-democrata Carlos Carreiras, tenta comprar ao Estado o Autódromo do Estoril.
Em 2015, a Câmara de Cascais chegou a avançar para a aquisição do equipamento, por uma verba de cerca de cinco milhões de euros, mas o negócio foi chumbado pelo Tribunal de Contas.
O Autódromo do Estoril foi inaugurado em junho de 1972, como um equipamento que se queria de referência para o turismo em Cascais.
Além de adquirir o Autódromo, a Câmara de Cascais pretende também negociar o regresso da Fórmula 1 ao Estoril em 2028 e assegurar em 2027 a realização de uma prova de MotoGP, garantindo "total disponibilidade para fazer as intervenções necessárias, em conjunto com parceiros privados".
Ainda segundo a Câmara de Cascais, na reunião com o Governo foi também abordada a gestão da Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril, que a autarquia quer assumir "em parceria com a NOVA, permitindo uma modernização e requalificação da escola".
Por LusaAutarquia pretende também negociar o regresso da Fórmula 1 ao traçado em 2028
Piloto espanhol sofreu uma queda com fratura no Grande Prémio da Indonésia
Acordo alcançado entre as duas partes impede que todos os conteúdos trocados entre ambos seja divulgado em tribunal
Espanhol consolidou a liderança para 109 pontos, confirmando o campeonato quando ainda restam quatro provas no calendário
Dirigente português do Flamengo em entrevista a Record
Em apenas dois anos, o jovem central deu um salto de gigante na carreira e passou da equipa de reservas do River Plate para a albiceleste
Milan-Como e Villarreal-Barcelona são as exceções
Avançado ex-Sporting arrecadou o troféu Gerd Müller
Organismos e emissários de clubes têm mantido negociações secretas e já existe uma base de entendimento
Portal 'The Athletic' falou com jogadores e um professor universitário para analisar a questão