O mercado automóvel cresceu durante os primeiros seis meses deste ano. Segundo um estudo realizado pela "Jato", que tomou em consideração os 57 maiores mercados do mundo, a China e os Estados Unidos foram os grandes motores do aumento de vendas que atingiu 44,03 milhões de veículos, um crescimento de 3,6 por cento.
A China continua a ser o maior mercado a nível global, tendo absorvido 12,23 milhões de matrículas. Nos Estados Unidos foram vendidos 8,62 milhões e no Japão 2,69 milhões. A Alemanha é o maior no mercado europeu, mas perdeu o terceiro lugar do ranking para a Índia, que ascendeu ao último lugar do pódio graças a um crescimento de 16 por cento (1,98 milhões de unidades).
Em termos de carroçarias, é evidente o crescimento das vendas dos SUV, que representam 34 por cento das matriculas, o que corresponde a cerca de 15 milhões de veículos.
Em termos de modelos não há grandes alterações. O peso das vendas das pick up Ford F-Series garantem-lhe o primeiro lugar de um ranking onde o Toyota Corolla e o VW Golf ocupam as posições imediatas graças à sua presença no mercado global.
1º FORD F-SERIES. Foram vendidas 534.827 modelos da gama de pick ups da marca americana, o que representa um aumento de 3%.
2º TOYOTA COROLLA. a marca japonesa continua a marcar pontos no mercado global. Foram matriculadas 478.122 unidades, um crescimento de 1%.
3º VOLKSWAGEN GOLF. 431.836 modelos (+1%) do modelo da marca de Wolfsburgo colocam a Volkswagen no terceiro lugar do ranking, onde é a única marca europeia a marcar posição no top ten.
4º HONDA CIVIC. A nova geração do modelo japonês vendeu 412.664 unidades, registando um crescimento de 6%.
5º TOYOTA RAV 4. É o SUV mais vendido a nível global. Foram matriculados 395.816 modelos, o que representa um crescimento de 7% face a período homólogo do ano anterior. É a maior evolução no top ten.
6º NISSAN X-TAIL/ROGUE. O SUV X-trail da Nissan é comercializado nos Estados Unidos com o nome Rogue. Foram vendidas 392.489 unidades, um valor que ficou 5% aquém das vendas registadas em período homólogo do ano anterior.
7º VW PASSAT/MAGOTAN. O Passat é vendido na China com o nome Magotan. O mercado global absorveu 356.566 unidades, um aumento de 5%.
8º HONDA CR-V. Foram colocados no mercado 339.081 modelos do SUV nipónico, um valor semelhante ao registado em igual período de 2017.
9º HONDA HR-V/VEZEL/XR-V. Vários nomes para um modelo que está presente a nível global. Foram matriculados 334.917 veículos, uma quebra de 8% face a período homólogo do ano passado. Foi a maior quebra de um modelo presente no top ten.
10º CHEVROLET SILVERADO. A pick up do Grupo General Motors ficou longe da rival da Ford. Nos primeiros seis meses do ano foram vendidas 326.427 unidades, o que representa um crescimento de 10%. Autor: Aquela Máquina
Piloto português da Prima Pramac foi penúltimo na primeira sessão de qualificação para o GP de San Marino
Piloto português da Prima Pramac vai ter de passar pela Q1 amanhã
Competição não gerou grande interesse junto do público
Grande Prémio de San Marino de MotoGP decorre no fim de semana
Diogo Dalot vai falhar o dérbi de domingo
Médio internacional português, de 32 anos, está muito perto de deixar o Besiktas e rumar ao emblema de Atenas
Sem opção de compra
Antigo internacional inglês analisa momento do Manchester United
Fayza Lamari revela curiosas histórias sobre o craque francês e os seus ídolos
No processo que acabou por redundar no empréstimo de Kolo Muani ao Tottenham