O holandês Max Verstappen (Red Bull) conquistou a 'pole position' para a 22.ª e última prova do Mundial de Fórmula 1, em Abu Dhabi, que vai decidir o título mundial de pilotos.O piloto da Red Bull fez a sua melhor volta em 1.22,109 minutos, batendo o seu rival, o britânico Lewis Hamilton (Mercedes), por 0,371 segundos.
Na terceira posição, ficou o também britânico Lando Norris (McLaren), mas já a 0,822 segundos.
Esta foi a 10.ª 'pole position' da temporada para Max Verstappen, 13.ª da carreira, que chega a esta prova empatado com Lewis Hamilton, ambos com 369,5 pontos.
No entanto, o piloto holandês tem vantagem no confronto direto, por ter mais uma vitória do que o seu rival (nove contra oito).
A Red Bull mandou o mexicano Sérgio Perez sair à frente de Verstappen logo no início da Q3, a terceira e decisiva fase da qualificação, de forma a proporcionar ao companheiro de equipa um cone de aspiração.
A tática resultou, pois Verstappen garantiu, desde logo, o melhor tempo.
Hamilton, que tinha um pacote aerodinâmico que parece privilegiar a parte final do traçado de Yas Marina, ficou a mais de três décimos de segundo.
Na segunda e última tentativa, Sérgio Pérez já não serviu de 'lebre', mas também não foi além da quarta posição da grelha, com o espanhol Carlos Sainz (Ferrari) atrás de si.
O finlandês Valtteri Bottas (Mercedes) foi apenas o sexto mais rápido da sessão e vai ter mais dificuldades em ajudar o companheiro de equipa na luta pelo título com Verstappen.
Durante a manhã, na terceira sessão de treinos livres, o mais rápido tinha sido Lewis Hamilton.
A última prova da temporada, que vai decidir, também, o título de construtores, disputa-se este domingo, a partir das 13:00 de Lisboa.
Por LusaBritânico da McLaren chega aos 357 pontos, mais um que Piastri, que foi 5.º; Verstappen terminou em 3.º e voltou a encurtar distâncias para o australiano
Líder do Mundial Oscar Piastri não vai além do oitavo tempo
Formado na Júnior Team da Red Bull, o piloto português competiu diversas vezes com o tetracampeão mundial de Fórmula 1
Holandês liderou durante toda a corrida; o n.º 4 da McLaren foi 2.º classificado e Leclerc subiu ao último lugar do pódio em Austin
Lucas Pereira estava a almoçar com a sua equipa de arbitragem em Peniche
Nunca uma equipa chegou à final da Libertadores depois de ter perdido a 1.ª mão das ‘meias’ por três golos
Craques ficaram à conversa depois do Real Madrid-Juventus
Luís Godinho (AF Évora) e Catarina Campos (AF Lisboa) foram os árbitros galardoados
Competição decorreu na Sérvia
Treinador português volta ao ativo um mês depois de ter deixado o cargo de selecionador de Angola