«Schumacher reconhece as caras que lhe são familiares, mas não faz ideia de que foi sete vezes campeão do mundo»

Riccardo Patrese, antigo companheiro do alemão, recorda a mensagem que enviou em 2013 e que, "infelizmente, nunca teve resposta"

Seguir Autor:

Estado de saúde de Michael Schumacher permanece muito reservado
Estado de saúde de Michael Schumacher permanece muito reservado • Foto: AP

Há mais novidades acerca do estado de saúde de Michael Schumacher. Depois de, há uma semana, Jonathan McEvoy, jornalista do 'Daily Mail', ter revelado que o antigo piloto alemão não está acamado mas sim que se consegue locomover através de uma cadeira de rodas, sempre com a ajuda de médicos e terapeutas, agora foi a vez de Riccardo Patrese, antigo companheiro de equipa de Schumacher e amigo próximo da família, dar mais alguns detalhes.

"Recebi estas notícias por intermédio de um amigo, que me disse que o Michael estava a melhorar. Mas, depois do acidente, nunca mais o vi. Claro que nunca fui até casa dele, portanto só ouvi as histórias de que ele se conseguia sentar [na cadeira de rodas], andar na mesma e olhar à volta. Depois destas melhorias, o que sei do estado de saúde dele é que se encontra da forma que foi revelada nos últimos dias. Está no seu próprio mundo, mas reconhece as pessoas à volta dele. Vê as caras que lhe são familiares e reconhece-as. Mas tenho a certeza que não faz ideia de que foi campeão mundial sete vezes", referiu Patrese, que elogia, depois, o "esforço" de quem tem acompanhado o germânico ao longo de mais de uma década.

"A família tem feito um esforço enorme. Em situações assim, ter ali a pessoa que todos amam acaba por ser um tesouro. Mesmo na condição em que está, gostam de tê-lo lá, de cuidar dele e de o amar. Apesar de tudo, ainda está connosco. Espero que melhore. Esperamos que, a cada dia que passa, consiga fazer um pouco mais. Estou muito feliz que esteja a melhorar, mas, pelo que sei, não mudou muita coisa nos últimos anos", frisou, também ao 'Daily Mail'.

A fechar, Riccardo Patrese, atualmente com 71 anos, recordou ainda o dia em que Michael Schumacher sofreu o grave acidente, em 2013, e revelou a mensagem que até hoje... não teve resposta: "Éramos muito amigos. Depois chegou esse Natal e soube do acidente. Ninguém sabia a gravidade. Então enviei-lhe uma mensagem a perguntar 'está tudo bem, Michael?'. Infelizmente, não obtive resposta até hoje. Percebi logo que o problema era grave e que, nesse momento, tudo iria mudar. Essa foi a última vez que tentei entrar em contacto com ele. Cheguei a falar com a Corinna [n.d.r.: mulher de Schumacher] para perceber se ela queria que eu tentasse falar com ele, para ver se ajudava. Mas só me respondeu 'não te preocupes, Riccardo'". 

Lendário nome da Fórmula 1, com sete títulos mundiais conquistados ao longo da carreira (1994, 1995, 2000, 2001, 2002, 2003 e 2004), Michael Schumacher, que conseguiu um total de 91 vitórias em pista, não aparece em público desde dezembro de 2013. Alguns rumores referem que esteve presente em outubro de 2024 no casamento da filha, mas são várias as fontes que desmentem esta informação.

Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Geral ver exemplo
Ultimas de Fórmula 1
Notícias
Notícias Mais Vistas