O australiano Troy Bayliss (Ducati) conquistou a "pole position" para a última corrida da época no Mundial de Superbikes, que assinala este domingo a inauguração do Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão.
O já virtual campeão do Mundo foi o mais rápido na "Superpole", ao fazer 1.58,548 minutos, num dia marcado pela chuva que, por vezes, caiu com grande intensidade, obrigando a um andamento mais lento por parte dos pilotos.
Troy Bayliss, que se despede do motociclismo este domingo, somou a sua oitava "pole" da temporada, superiorizando-se hoje aos britânicos Cal Crutchlow (Honda) e Jonathan Rea (Honda), que ficaram a mais de 2 segundos.
O australiano, que foi dos primeiros pilotos a iniciar a "Superpole", beneficiou da pista estar ainda pouco molhada, uma vez que o apuramento é efectuado pela ordem inversa da classificação obtida na duas rondas de qualificação para a prova.
Nas Supersport, o domínio pertenceu ao turco Kenan Sofuoglo (Honda), que conquistou a sua primeira "pole position". Já o português Miguel Praia obteve o 18.º tempo, o que lhe permite sair da 5.ª linha da grelha de partida. Os outros dois pilotos portugueses, Tiago Dias (Yamaha) e Helder Dias (Honda), fecham a grelha, que terá 32 pilotos.
Na Superstock 1000, o australiano Brendan Roberts (Ducati) dominou as duas sessões de qualificação, com a segunda sessão a ser atrasada devido à chuva. A seu lado, na primeira linha, vão estar o seu compatriota Chris Seaton (Suzuki), o italiano Michele Pirro (Yamaha) e o checo Matej Smrz (Honda).
Na categoria Superstock 600, o inglês Gino Rea obteve o melhor tempo e será acompanhado na primeira linha de partida pelos franceses Loris Baz e Mathieu Gines e pelo britânico Dan Linfoot, todos ao volante de motos Yamaha.
Enzo Badena sofreu um acidente fatal no circuito Red Sand Park de Vilafamés, três dias após o aniversário do pai
Estreia positiva do piloto português na BMW
Piloto da BMW Motorrad foi o oitavo mais rápido em Jerez de La Frontera
Assume misto de emoções na hora do adeus
Davy Klaassen inaugurou o marcador no clássico com o Feyenoord com um grande remate de fora de área
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Formação brasileira venceu por 2-0, com golos de Léo Pereira e Danilo
Belgas e holandeses também perderam
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo