O australiano Troy Bayliss (Ducati) conquistou a "pole position" para a última corrida da época no Mundial de Superbikes, que assinala este domingo a inauguração do Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão.
O já virtual campeão do Mundo foi o mais rápido na "Superpole", ao fazer 1.58,548 minutos, num dia marcado pela chuva que, por vezes, caiu com grande intensidade, obrigando a um andamento mais lento por parte dos pilotos.
Troy Bayliss, que se despede do motociclismo este domingo, somou a sua oitava "pole" da temporada, superiorizando-se hoje aos britânicos Cal Crutchlow (Honda) e Jonathan Rea (Honda), que ficaram a mais de 2 segundos.
O australiano, que foi dos primeiros pilotos a iniciar a "Superpole", beneficiou da pista estar ainda pouco molhada, uma vez que o apuramento é efectuado pela ordem inversa da classificação obtida na duas rondas de qualificação para a prova.
Nas Supersport, o domínio pertenceu ao turco Kenan Sofuoglo (Honda), que conquistou a sua primeira "pole position". Já o português Miguel Praia obteve o 18.º tempo, o que lhe permite sair da 5.ª linha da grelha de partida. Os outros dois pilotos portugueses, Tiago Dias (Yamaha) e Helder Dias (Honda), fecham a grelha, que terá 32 pilotos.
Na Superstock 1000, o australiano Brendan Roberts (Ducati) dominou as duas sessões de qualificação, com a segunda sessão a ser atrasada devido à chuva. A seu lado, na primeira linha, vão estar o seu compatriota Chris Seaton (Suzuki), o italiano Michele Pirro (Yamaha) e o checo Matej Smrz (Honda).
Na categoria Superstock 600, o inglês Gino Rea obteve o melhor tempo e será acompanhado na primeira linha de partida pelos franceses Loris Baz e Mathieu Gines e pelo britânico Dan Linfoot, todos ao volante de motos Yamaha.
Enzo Badena sofreu um acidente fatal no circuito Red Sand Park de Vilafamés, três dias após o aniversário do pai
Estreia positiva do piloto português na BMW
Piloto da BMW Motorrad foi o oitavo mais rápido em Jerez de La Frontera
Assume misto de emoções na hora do adeus
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam