O piloto português Miguel Oliveira (KTM) terminou esta sexta-feira na 23.ª e penúltima posição o primeiro dia de treinos livres para o Grande Prémio de Espanha de MotoGP, que se disputa no domingo em Jerez de la Frontera.
Oliveira fez a sua melhor volta no circuito Angel Nieto na sessão da tarde, rodando em 1.39,774 minutos, a 1,865 segundos do italiano Danilo Petrucci (Ducati), o mais rápido da jornada, com 1.37,909 minutos.
De manhã, o português rodou em 1.40,313 minutos, a 2,392 segundos do mais rápido da primeira sessão, o espanhol Marc Márquez (Honda), que à tarde foi apenas o quarto classificado da nos treinos livres da quarta prova do Campeonato do Mundo de motociclismo de velocidade.
O dia foi difícil para a KTM, pois o malaio Hafizh Syarin, colega do piloto português na equipa Tech3, foi o mais lento do dia, a mais de um segundo de Oliveira.
O francês Johann Zarco, da equipa oficial KTM, foi 19.º, tendo, inclusivamente, piorado o seu registo na sessão da tarde, em que o asfalto registou temperaturas mais elevadas.
Na segunda sessão, Oliveira foi 22.º classificado, apenas 408 milésimos mais lento do que o francês, mas longe do 15.º lugar, o último pontuável em corrida.
Essa posição foi ocupada pelo italiano Andrea Iannone (Aprilia), que fez a melhor volta em 1.38,676 minutos.
A sessão teve de ser interrompida quando faltavam apenas 2.42 minutos para o final, devido às quedas do britânico Bradley Smith (Aprilia) e do checo Karel Abraham (Ducati).
Para sábado está prevista mais uma sessão de treinos livres, que antecede a jornada de qualificação, dividida em duas partes. Para a corrida de domingo são esperados quase 200 mil espetadores.
Por LusaPiloto português ficou em 12.º no GP Austrália
Piloto português ganha uma posição
Piloto espanhol brilha na ronda 19 da temporada
Piloto português admitiu ter sentido "problemas com a eletrónica"
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana
Harley Pearce, filho do ex-jogador e treinador inglês Stuart Pearce, perdeu a vida em Wiltshire, Inglaterra
Treinador deixou o Liverpool para se tornar diretor global de futebol da Red Bull
Informação foi divulgada pelo FC Rebellen, clube composto por ex-jogadores onde o holandês atua
Cheikh Touré, de 18 anos, foi encontrado morto no Gana, depois de ter sido convencido de que iria fazer testes numa equipa profissional
Inglês assinou um contrato de apenas... um mês