O francês Adrien Fourmaux (Hyundai i20) terminou o primeiro dia completo do Rali da Arábia Saudita, 14.ª e última prova do campeonato, na liderança enquanto o compatriota Sébastien Ogier (Toyota Yaris) lidera as contas do Mundial (WRC).
Fourmaux terminou as sete especiais do dia com o tempo de 01:18.45,3 horas, tendo seis segundos de vantagem sobre o finlandês Sami Pajari (Toyota Yaris), que chegou a liderar durante a tarde, e 06,9 sobre o letão Martin Sesks (Ford Puma), que dominou a manhã.
Sébastien Ogier é o melhor dos três pretendentes ao título, na sétima posição, a 44,2 segundos de Fourmaux, e com 37 segundos de vantagem sobre o finlandês Kalle Rovanperä (Toyota Yaris), que sofreu dois furos e é oitavo.
O líder do campeonato, o britânico Elfyn Evans (Toyota Yaris), é apenas nono classificado numa prova marcada pela dureza do terreno, já a 1.25,3 minutos do comandante e a 41,1 segundos de Ogier.
Com estes resultados provisórios, Ogier seria o virtual campeão, com um ponto de vantagem sobre Evans, que hoje teve a difícil missão de abrir a pista.
Sesks foi quem começou melhor o dia, vencendo duas especiais, terminando a manhã na liderança.
Mas um furo sofrido durante a tarde custou-lhe a descida ao terceiro posto. O primeiro a aproveitar foi Pajari, que liderou apenas durante um troço, antes de um furo o relegar ao segundo lugar, atrás de Fourmaux.
"Estou muito satisfeito com o dia", disse o francês.
O piloto da Hyundai sublinhou que poderia "forçar mais e ganhar um pouco mais de tempo, mas trata-se sempre de encontrar o equilíbrio entre atacar e poupar o carro e os pneus".
"Acho que fizemos isso bastante bem. As diferenças são pequenas, por isso nada está garantido, mas é positivo terminar o dia desta forma -- a posição na estrada é importante aqui e fico satisfeito por ter uma boa posição de partida para amanhã [na sexta-feira]", explicou.
Já Evans será o quarto em pista, seguindo de Rovanperä e Ogier, que parte em sexto.
Os três são os únicos pilotos ainda com possibilidades matemáticas de chegar ao título.
Evans, quatro vezes vice-campeão, em 2020, 2021, 2023 e 2024, iniciou o rali saudita com três pontos de vantagem mas, nesta altura, Ogier é o virtual campeão, em busca de um nono título mundial, tantos quantos conquistou o compatriota Sébastien Loeb, entre 2004 e 2012.
"Temos feito um bom trabalho mas o meu objetivo principal é o Elfyn [Evans] e o Kalle [Rovanperä]. Desse ponto de vista, fizemos o que tínhamos a fazer, pois estamos na frente deles", frisou.
Na sexta-feira, os pilotos enfrentam seis troços, com um total de 142 quilómetros cronometrados.
Por LusaWRC arranca quinta-feira com o rali de Monte Carlo, primeira das 14 provas da temporada
Piloto português esteve toda a etapa entre os mais rápidos, mas foi o derradeiro setor da tirada que fez a diferença
Decisão anunciada este domingo pela FPAK
Ao ser terceiro no Rali da Arábia Saudita
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Central de 29 anos, que rescindiu contrato com os leões, regressa a um emblema que representou entre 2017 e 2019
Equipa holandesa em ação (PSV) também perdeu
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Paulo Sérgio levou o clube à conquista do troféu na Escócia em 2012 e falou a Record