A Câmara Municipal de Esposende vai decretar um dia de luto municipal por altura das cerimónias fúnebres do piloto português Paulo Gonçalves, que perdeu a vida na sétima etapa do Rali Dakar de todo-o-terreno, no passado domingo.
O despacho do presidente da autarquia, Benjamim Pereira, "já foi assinado", anunciou esta quinta-feira o município, em comunicado.
Segundo o documento, será proposto um voto de pesar e decretado o luto municipal para o dia em que decorrerem as cerimónias fúnebres, que ainda não têm data devido à demora na libertação do corpo da Arábia Saudita.
"Esposende perdeu um grande Homem. Íntegro, solidário, generoso e, principalmente, sempre disponível para todos", sublinhou Benjamim Pereira, citado no mesmo comunicado.
O presidente do município de Esposende quer eternizar o nome de Paulo Gonçalves, "devido à postura exemplar que sempre o caracterizou, dignificando os valores do desporto que também nós preconizamos", frisou o autarca.
O município, "após articulação com a família de Paulo Gonçalves", informa que o cortejo fúnebre passará pelo centro de Esposende, antes de rumar a Gemeses, onde decorrerão as cerimónias fúnebres, em dia a anunciar.
A última homenagem do universo motard decorrerá nesse trajeto, com as motos alinhadas na marginal de Esposende, antecedendo o minuto de silêncio que será cumprido na Praça do Município, antes de rumar a Gemeses.
Opinião do piloto João Ferreira
Melhor classificação de um português desde Carlos Sousa, em 2015
Rui Gonçalves (Sherco) foi o melhor representante português
Opinião do piloto João Ferreira
Presidente da Federação Portuguesa de Futebol fala em "pessoas independentes" no organismo
Antigo internacional português aplaude trabalho do capitão da Seleção Nacional
Conversa com o presidente da Federação Portuguesa de Futebol foi a última do Portugal Football Summit
Senne Lammens chegou a Old Trafford como ilustre desconhecido mas já tem cântico dos adeptos
Antigo extremo do Benfica arrisca uma suspensão de até 12 jogos