Toby Price conta como encontrou Paulo Gonçalves: o pedido de ajuda, os helicópteros e os quilómetros feitos a chorar

1/12

Australiano está em choque e diz que não quer saber de resultados

O Toby Price, atual campeão do Dakar nas motas, foi o primeiro a chegar, domingo, junto de Paulo Gonçalves. O australiano escreveu esta manhã um extenso texto nas redes sociais em que conta como tentou ajudar o português, que acabou por falecer no deserto, durante a 7.ª etapa. O piloto da KTM deu o alerta, recebeu as equipas médicas e ajudou a colocar o corpo de Paulo Gonçalves dentro do helicóptero. "Tinha sido o primeiro a chegar até junto dele e queria ser o último a sair", escreveu Price, desolado, num dia em que motos e quads não foram para a estrada, em homenagem a 'Speedy Gonçalves'.

"A etapa de ontem começou bem, a bom ritmo, estava a sentir-me bem na moto. O Paulo saiu para a etapa uns cinco minutos antes de mim e o pior aconteceu. Cheguei a uma pequena duna e vi um piloto caído, era o Paulo.

PUB

Pensei logo no pior, sabia que era sério. Pedi ajuda o mais rápido possível e coloquei-o de lado (aí pareceu-me ainda mais sério). Voltei a chamar por ajuda, nesta fase o Ctefan Svitko chegou e tentou ajudar-me como pôde.

O primeiro helicóptero chegou, o Luc Alphand estava também a tentar ajudar e quando o helicóptero médico aterrou eles já estavam a tentar reanimá-lo. Os médicos colocaram-se ao nosso lado e fizeram o que puderam.

PUB

Ajudámos a descarregar o equipamento médico, a guiar os restantes pilotos para longe daquela cena má. Todos demos o nosso máximo, mas já não havia nada a fazer.

Ajudei a levá-lo para o helicóptero, era o que devia fazer. Tinha sido o primeiro a chegar até junto dele e queria ser o último a sair.

Vamos sentir falta do teu sorriso e das tuas gargalhadas no bivouac, Speedy.

PUB

Os meus últimos 250 km da etapa foram duros, estou desidratado de tanto chorar.

Neste momento não estou interessado no resultado, não quero saber. 

Os nossos pensamentos estão com a família e os amigos, hoje não vamos disputar a etapa 8, pela mota número 8, em respeito pela família, pelos amigos e pela perda do nosso herói.

PUB

Obrigado a todos pelas mensagens de apoio que nos chegaram de todo o Mundo, especialmente de Portugal. Nós somos humanos e isto não é apenas uma corrida. Abdicaria de todas as minhas vitórias para ter alguns dos meus amigos da corrida de volta..."

Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de Dakar Notícias
Notícias Mais Vistas
PUB