_
O italiano Gregorio Paltrinieri e a brasileira Ana Marcela Cunha venceram este sábado no Sado a Taça do Mundo dos 10 km da FINA Marathon Swim World Series Setúbal 2022, disputada, ao segundo, sob condições difíceis, com ondulação, correntes e forte vento. Os portugueses Angélica André foi 12.ª, em femininos, e Tiago Campos terminou em 21.º, nos masculinos.
A elite mundial das águas abertas apresentou-se com níveis altos de competitividade. Gregorio Paltrinieri, bronze nos Jogos de Tóquio, venceu a prova masculina com 1.53,45 horas, à frente do compatriota Domenico Acerenza (1.53,47) e do húngaro Kristof Rasovszky (1.53,52), prata nos Jogos do Japão.
Num pelotão da frente muito cerrado, sete italianos concluíram a prova nos 10 primeiros, numa competição que era de apuramento da seleção transalpina para o Mundial Budapeste, daqui a um mês. David Betlehem, também da Hungria, terminou em sétimo, enquanto o norte-americano Joey Tepper foi o nono.
O português Tiago Campos terminou em 21.º e Diogo Cardoso 34.º.
Gregorio Paltrinieri: "Ser o primeiro em Setúbal foi a melhor forma de começar o circuito mundial e garantir a liderança da equipa Italiana para o mundial de Budapeste".
A brasileira campeã olímpica em Tóquio dominou no Sado para superioriza-se nos derradeiros metros (a sua quarta vitória em Setúbal), um segundo menos que nadadora Sharon van Rouwendaal (Países Baixos), campeã olímpica no Rio de Janeiro e segunda em Tóquio, a alemã Leonie Beck, seguida e por cinco nadadores com o mesmo tempo. Angélica André foi 12.ª classificada. E Mariana Mendes conclui em 22.ª.
Ana Marcela Cunha: "Nado em Setúbal sempre para vencer. Estou super-feliz por mais uma vitória em Portugal. Controlei sempre a prova e fui mais rápida no final".
Drecepois da primeira etapa da Taça do Mundo em Setúbal, a competição estará em Paris, a 9 e 10 de julho, numa etapa que funciona como uma antevisão para os Jogos Olímpicos a realizar em 2024 na capital francesa. Do continente europeu para o americano, a FINA Marathon Swim World Series 2022 avança para a terceira etapa, de 26 a 28 de agosto, a qual se realiza em Lac Mégantic, no Canadá.
Crimes terão ocorrido em Mulhouse mas também no estrangeiro. Filha do seu treinador tinha 13 anos
Nadador do Sporting completa distância em 5.25,37 minutos
Competição realiza-se entre 23 e 25 de janeiro na Suíça
Atleta de 18 anos vai ser treinada por Jane Ann Figueiredo, que representou o país na categoria nos Jogos Olimpicos de 1984
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Antigos internacionais portugueses tomaram posse esta quinta-feira
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Intenção do treinador do Esteghlal é ficar até que as condições de segurança o permitam