Angélica André foi 12.ª e Tiago Campos acabou em 21.º
O italiano Gregorio Paltrinieri e a brasileira Ana Marcela Cunha venceram este sábado no Sado a Taça do Mundo dos 10 km da FINA Marathon Swim World Series Setúbal 2022, disputada, ao segundo, sob condições difíceis, com ondulação, correntes e forte vento. Os portugueses Angélica André foi 12.ª, em femininos, e Tiago Campos terminou em 21.º, nos masculinos.
A elite mundial das águas abertas apresentou-se com níveis altos de competitividade. Gregorio Paltrinieri, bronze nos Jogos de Tóquio, venceu a prova masculina com 1.53,45 horas, à frente do compatriota Domenico Acerenza (1.53,47) e do húngaro Kristof Rasovszky (1.53,52), prata nos Jogos do Japão.
Num pelotão da frente muito cerrado, sete italianos concluíram a prova nos 10 primeiros, numa competição que era de apuramento da seleção transalpina para o Mundial Budapeste, daqui a um mês. David Betlehem, também da Hungria, terminou em sétimo, enquanto o norte-americano Joey Tepper foi o nono.
O português Tiago Campos terminou em 21.º e Diogo Cardoso 34.º.
Gregorio Paltrinieri: "Ser o primeiro em Setúbal foi a melhor forma de começar o circuito mundial e garantir a liderança da equipa Italiana para o mundial de Budapeste".
A brasileira campeã olímpica em Tóquio dominou no Sado para superioriza-se nos derradeiros metros (a sua quarta vitória em Setúbal), um segundo menos que nadadora Sharon van Rouwendaal (Países Baixos), campeã olímpica no Rio de Janeiro e segunda em Tóquio, a alemã Leonie Beck, seguida e por cinco nadadores com o mesmo tempo. Angélica André foi 12.ª classificada. E Mariana Mendes conclui em 22.ª.
Ana Marcela Cunha: "Nado em Setúbal sempre para vencer. Estou super-feliz por mais uma vitória em Portugal. Controlei sempre a prova e fui mais rápida no final".
Drecepois da primeira etapa da Taça do Mundo em Setúbal, a competição estará em Paris, a 9 e 10 de julho, numa etapa que funciona como uma antevisão para os Jogos Olímpicos a realizar em 2024 na capital francesa. Do continente europeu para o americano, a FINA Marathon Swim World Series 2022 avança para a terceira etapa, de 26 a 28 de agosto, a qual se realiza em Lac Mégantic, no Canadá.
Os atletas portugueses amealharam um total de seis medalhas de ouro, três de prata e uma de bronze
Português bateu o máximo dos 100 metros mariposa
Diogo Ribeiro, Miguel Nascimento, João Costa e Camila Rebelo lideram lista
Atleta de 26 anos explica decisão
Diário Tuttosport anunciou os vencedores antes da gala final que terá lugar em dezembro. Jorge Mendes também deixou uma mensagem
Norte-americano tinha 75 anos
Autoridade Tributária quer ver comissões a agentes integradas no rendimento dos atletas
Darko Lemajic tem 32 anos e vai fazendo as maravilhas dos adeptos do clube letão