A Federação Portuguesa de Natação (FPN) decidiu esta sexta-feira "cancelar e/ou suspender" todas as competições para as diferentes disciplinas desportivas programadas até 15 de abril, nomeadamente os Nacionais, como forma de combater a disseminação da pandemia de Covid-19.
"Cabe à FPN contribuir para o cumprimento do dever cívico perante o atual cenário de pandemia, a nível nacional e internacional, onde o interesse público está acima do interesse particular", justificou a federação, em comunicado.
Os Campeonatos Nacionais de natação, agendados entre 26 a 29 de março para Coimbra, que a 04 e 05 de abril receberia os campeonatos de clubes, estão entre o conjunto de eventos suspensos.
Estágios e concentrações, competições internacionais e formação completam o lote de eventos abrangidos pelas medidas.
O novo coronavírus responsável pela Covid-19 foi detetado em dezembro, na China, e já provocou mais de 5.300 mortos em todo o mundo, levando a Organização Mundial de Saúde (OMS) a declarar a doença como pandemia.
O número de infetados ultrapassou as 140 mil pessoas, com casos registados em mais de 120 países e territórios, incluindo Portugal, que tem 112 casos confirmados.
Por LusaCamila Rebelo, Ana Rodrigues, Ana Guedes e Mariana Cunha
Terceiro máximo nacional para a olímpica nos Europeus de piscina curta
Competição decorre em Lublin, na Polónia
Sofiya Lyskun está a gerar tremendo mau estar e vai perder os títulos
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Belgas e holandeses também perderam
Central espanhol anuncia saída do clube, sem revelar qual será a próxima aventura
Dois ídolos do clube analisam importância do treinador em comparação com Jorge Jesus