Cerca de 300 nadadores vão levar em 4 de setembro a disciplina olímpica de águas abertas de volta ao Rio Douro, após um interregno de 43 anos, foi esta quarta-feira anunciado.
O Douro Bridges - Porto & Gaia Open Water é uma prova com a partida na Ribeira do Porto e a chegada acontecerá na praia contígua à Marina da Afurada, em Vila Nova de Gaia, numa distância aproximada de quatro quilómetros.
"O processo para conseguir realizar esta competição foi longo e difícil, com cerca de oito meses de avanços e recuos. Foi necessário articular cerca de uma dezena de entidades com jurisdição em matérias tão distintas e relacionadas com o tráfego turístico no rio ou assuntos de natureza sanitária", assumiu a Associação de Natação do Norte de Portugal (ANNP).
O derradeiro evento de águas abertas a decorrer no Rio Douro aconteceu no distante ano de 1979, com a Travessia do Porto a Nado, uma prova que teve a sua origem em 1916.
O Douro Bridges - Porto & Gaia Open Water integra o circuito nacional de águas abertas e decorre sob a égide da Federação Portuguesa de Natação.
Completa a distância em 4.36,47 minutos
Português terminou a final dos Mundiais em 7.º lugar
Em Singapura, Ana Castro foi 13.ª nos 400 livres
Olímpica de 29 anos quer ir aos Jogos Olímpicos de Los Angeles'2028
Mjällby surpreende a concorrência e lidera com 11 pontos de vantagem
Aumenta o tom das críticas ao treinador português em Inglaterra
Antigo jogador reconhece que está "preocupado" com os desempenhos do Manchester United
Fala pela primeira fez, sem tabus, do ano de 2001, quando foi afastado das Antas, para dar lugar ao treinador de Setúbal
Derrota do Manchetser United volta a levantar dúvidas em torno do treinador português
Interesse de clubes das principais ligas europeias fez com que o antigo técnico do Benfica decidisse esperar