1/4
No dia 10 de novembro a Associação Desportiva do Mondego organiza na Figueira da Foz a quarta edição da Figueira City Race que constitui a ultima etapa do circuito Portugal City Race, edição de 2019. Com o apoio do município da Figueira da Foz e Federação Portuguesa de Orientação, o evento vai percorrer não só as ruas da Figueira da Foz como as zonas verdes mais emblemáticas, com partida em massa marcada às 10h30 junto ao Centro de Artes e Espectáculos.
Trata-se de uma prova onde se aliam as características da orientação, com existência de mapa e pontos de controlo, mas onde o percurso é bastante mais longo, por forma a proporcionar maior prazer de correr na cidade, redescobrindo-a.
Aqui todos poderão competir, tenham ou não experiência na prática da orientação. Caso não se sintam à vontade para competir, a organização disponibiliza percursos com diferentes distâncias e dificuldades de acordo da preparação de cada um. Qualquer um se pode inscrever em escalões de competições e assim lutar pelo pódio.
Orientação de precisão PreO
Da parte da tarde terá lugar, com início marcado para as 14h00, no Parque de Campismo Municipal da cidade, o Campeonato Nacional de PreO (Orientação de precisão).
Integrada no quadro de disciplinas da IOF (Federação Internacional de Orientação) em 1980, a Orientação de Precisão baseia os seus objectivos enquanto modalidade desportiva na capacidade de leitura e interpretação de um mapa.
Originalmente desenvolvida a partir da Orientação Pedestre, a Orientação de Precisão é uma variante da modalidade onde os atletas se deslocam apenas pelos caminhos, daí a designação internacional de PreO, e resolvem problemas sobre a colocação de balizas em elementos no terreno.
Desta forma, a capacidade física é secundarizada, o que permite a participação, em igualdade de circunstâncias, de atletas sem limitações e outros com limitações motoras muito significativas.
A Orientação de Precisão é um dos poucos desportos onde esta igualdade é possível. Muitos orientistas experientes praticam Orientação de Precisão porque permite o desenvolvimento das capacidades de leitura do mapa e de análise do terreno, mas sobretudo devido à atracção pelo desafio intelectual que a disciplina oferece.
Apesar das capacidades físicas estarem ausentes desta disciplina, ela decorre na natureza ao longo de um determinado percurso em terreno que nem sempre é plano. Como tal, algum esforço físico é necessário para cumprir o percurso, sendo, no entanto, fornecida ajuda a quem se desloque em cadeiras de rodas e o solicite.
Uma das características da Orientação, e em particular da Orientação de Precisão, é o facto de não excluir participantes. Indivíduos de todas as idades, elites ou amadores, juntam-se para praticar Orientação.
Qualquer indivíduo que saiba ler e interpretar um mapa pode participar numa actividade de Orientação de Precisão, seja qual for o seu modo de locomoção, incluindo cadeira de rodas manual ou eléctrica.
Nos dias 27 e 28 de setembro
Mattia Debertolis estava hospitalizado desde sexta-feira
Programa arranca na manhã de sábado, dia 27, e termina ao início da tarde de domingo
Eventos têm conquistado muitos adeptos
Alemão, de 58 anos, ruma ao futebol japonês mas para assumir funções diferentes das de... treinador
Aumenta o tom das críticas ao treinador português em Inglaterra
Fala pela primeira fez, sem tabus, do ano de 2001, quando foi afastado das Antas, para dar lugar ao treinador de Setúbal
Antigo técnico alemão diz-se bem na reforma
Ex-internacional português coloca ainda a turma das quinas entre as favoritas à conquista do Mundial 2026
Derrota do Manchetser United volta a levantar dúvidas em torno do treinador português