Portugal conquistou uma medalha de bronze na Taça do Mundo de boccia, que decorre em Belfast, na Irlanda, com o par de BC3 a impor-se ao Canadá no jogo para atribuição dos terceiro e quarto lugares, por 4-3.
Na categoria BC3, destinada a atletas que jogam com o auxílio de calhas, os portugueses, deram a primeira medalha a Portugal, depois de um jogo disputado até final, que venceram por 4-3.
Os portugueses Armando Costa, José Carlos Macedo e Luís Silva, que jogam com o auxílio de calhas, tinham antes falhado presença na final ao perder com a Grécia, que viria a sagrar-se campeã, no encontro das meias-finais, depois de terem eliminado nos 'quartos' a poderosa Coreia do Sul.
Helena Bastos, técnica nacional da modalidade, disse estar "satisfeitíssima" com o resultado, e lembrou que Portugal derrotou a Coreia do Sul, "a melhor equipa do mundo, na classe".
"Estávamos muito seguros de que íamos fazer um bom resultado na classe BC3 e realmente vencemos os melhores do mundo. Ficamos satisfeitíssimos, mas acho que nos esgotamos um bocadinho no jogo com os coreanos e tivemos algumas dificuldades na meia-final", afirmou.
Na competição por equipas (BC1 e BC2), Portugal terminou na primeira posição o seu grupo de apuramento, mas perdeu com a Tailândia (6-5) no jogo dos quartos de final, enquanto na variante de pares BC4 os atletas portugueses não conseguiram passar a 'poule'.
No último dia de competições coletivas na Taça do Mundo, Portugal confirmou mínimos para os Jogos Paralímpicos Londres2012 em, pelo menos, duas categorias.
"Pares BC3 e equipas estão garantidos para Londres, suponho que pares BC4 também, mas não quero afirmar sem fazer contas" disse Helena Bastos, acrescentando: "a presença está garantida e com a promessa de que vamos ganhar medalhas".
O boccia é uma modalidade exclusiva dos Jogos Paralímpicos, destinada a atletas com paralisia cerebral em cadeira de rodas, ou com doenças neuromusculares, podendo ser disputado individualmente, em pares ou por equipas, sem divisão por género.
A categoria BC1 junta os atletas com grau de deficiência mais severo, enquanto a BC3 é disputada por atletas que necessitam do auxílio de calhas para efetuarem os lançamentos. Na categoria BC4 são agrupados os atletas com doenças neuromusculares.
A sexta edição da Taça do Mundo, competição que Portugal já venceu quatro vezes, decorre na Universidade de Ulster, em Belfast, até 26 de agosto.