Dupla qualificou-se para as Taças do Mundo absolutas
Os patinadores de velocidade no gelo Afonso Silva e Miguel Bravo qualificaram-se para as Taças do Mundo absolutas e juntam-se a Jéssica Rodrigues na luta pela qualificação olímpica para os Jogos Milão-Cortina, que se vão realizar em 2026.
Segundo avançou a Federação de Desportos de Inverno de Portugal (FDI-Portugal), Afonso Silva, com 6.38,21 minutos, venceu no fim de semana a Taça de Portugal na prova de 5 km de patinagem de velocidade no gelo - single distances -, que decorreu em Inzell, Alemanha, logo seguido por Miguel Bravo, em 6.39.46.
Os dois patinadores cumpriram, assim, o tempo mínimo exigido que era de 6.42,00 minutos.
Na mesma competição, Jéssica Rodrigues, de 19 anos, tinha assegurado a presença nas etapas da Taça do Mundo na distância de 1.000 metros -- estabelecendo um novo recorde nacional absoluto e júnior.
Desta forma, os três atletas estarão presentes nas etapas da Taça do Mundo de Salt Lake City, nos Estados Unidos, e Calgary, no Canadá, em novembro, que podem valer o passaporte para os Jogos Olímpicos de Inverno.
Jéssica Rodrigues, campeã mundial júnior, irá tentar a qualificação nas disciplinas 500 metros, 1 quilómetros e mass start, Afonso Silva nos 1.500 metros, 5 quilómetros e mass start, e Miguel Bravo em mass start.
Patinadora do Clube Desportivo e Recreativo dos Prazeres, Jéssica Rodrigues sagrou-se, em 09 de fevereiro passado, campeã do Mundo júnior de patinagem de velocidade no gelo, na disciplina de mass start, em Collalbo, Itália, conquistando o primeiro título mundial para Portugal nos desportos de inverno.
Fausto Marreiros foi o último português a marcar presença na patinagem de velocidade olímpica, nos Jogos Nagano, em 1998, tendo terminado no 31.º lugar a prova dos 5.000 metros.
Decisão marca para domingo em Roterdão
Minhotos vencem por 82-81 nos oitavos de final
Prova vai ter início pelas 9 horas na Praia do Norte
Esta espécie de monovolume assume-se como um verdadeiro laboratório de ideias
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam