_
Esta é uma daquelas histórias em que a perseverança levou a melhor. Durante a preparação para a defesa do título de tricampeão mundial de pesos-médios, o argentino Sergio “Maravilla” Martinez confessou que antes de ser atleta... foi mendigo. E esta não é mais do que uma pequena cena de um enredo digno de ser contado.
“Como fui para Espanha sem documentos, estive preso, passei fome e, aos domingos, pedia comida à porta de uma igreja com os mendigos. Isso sim foi duro, não foi bonito”, contou o pugilista, de 37 anos, que aos 27 fugiu da crise que assolava a Argentina.
Natural de um bairro desafortunado de Buenos Aires, Martinez recorda um lar “em que muitas vezes faltou comida” e onde jantou pela primeira vez... aos 14 anos. Antes disso, com 13, deixara a escola para trabalhar como jornaleiro. E só então, em 2002, decidiu deixar o seu país natal, juntamente com a namorada e “1.800 dólares (1.360 euros) no bolso”, sendo Espanha o destino escolhido, para a procura de uma vida melhor. E foi mesmo no país vizinho que, depois de trabalhar como instrutor em ginásios, bailarino e porteiro... encontrou a sorte: Pablo Salvador, o seu técnico atual, fez jus ao nome e salvou Martinez, numa altura em que este treinava boxe em Guadalara.
Leia este artigo na íntegra na edição impressa de Record desta segunda-feira.