A
Acumulador - Tipo de aposta combinada.
All In - Quando alguém aposta todo o dinheiro numa só aposta.
Apostas - Uma aposta desportiva é, antes de mais, um jogo. Este tipo de apostas dá a oportunidade de prever aquilo que vai acontecer durante um evento desportivo. Há várias apostas possíveis: no resultado de um jogo, no resultado exato, quantos golos serão marcados, o primeiro marcador, o vencedor de uma corrida, o vencedor de um torneio, entre outras. E há vários tipos de apostas... simples, múltiplas, especiais, a longo prazo, etc.
Não se esqueça de que as apostas desportivas são um jogo e que nunca deverá apostar para além das suas possibilidades...
Apostas Simples - As apostas simples são uma óptima forma de começar a apostar.
Uma aposta num só evento com apenas um prognóstico. Basta selecionar o evento no qual quer apostar (jogo, corrida, etc.) e escolher o resultado onde quer apostar (vitória de uma das equipas ou empate).
Se a aposta for bem sucedida, receberá o valor que apostou, multiplicado pelo valor da quota atribuída ao evento. No caso de perda da aposta, a casa de apostas fica com o montante apostado.
Apostas Múltiplas - Uma aposta múltipla é uma combinação de várias apostas simples. E todos os prognósticos devem estar corretos para ganhar a aposta. O lucro é determinado pela combinação das diferentes quotas. Existem numerosas combinações possíveis:
Dupla: dois prognósticos. Se os dois prognósticos estiverem corretos, a aposta é ganha. O montante apostado é devolvido em conjunto com o lucro determinado pela seguinte fórmula:
Lucro = Montante apostado* (( quota jogo 1*quota jogo 2) -1)
Tripla: três prognósticos. Se os três prognósticos estiverem corretos, a aposta é ganha. Neste caso o montante apostado é devolvido em conjunto com o lucro determinado pela fórmula: Lucro = Montante apostado* (( quota jogo 1*quota jogo 2*quota jogo 3) -1).
O princípio das apostas múltiplas é o mesmo para as combinações maiores podendo ir até 10 prognósticos simultâneos nas casas de apostas. Falamos então de acumuladores de X entradas (o X corresponde ao número de prognósticos).
Apostas Especiais - Aposta que não está relacionada com o resultado de um acontecimento desportivo. Ex: Quem vai ser o novo treinador da Seleção portuguesa?
Apostas Longo prazo - Aposta relacionada com um acontecimento desportivo a longo prazo. Ex: Qual a equipa que vai vencer a I Liga de futebol?
Apostas em direto - Aposta numa prova desportiva em tempo real, ou seja, ao mesmo tempo que o evento está a decorrer. Neste caso, as quotas variam fortemente em função da evolução do resultado.
B
Back - Compra de uma aposta no Intercâmbio de apostas.
Bad Beat - Expressão usada para denominar uma série de perdas continuadas.
Banker - Banker é um termo que se utiliza para jogos onde um resultado é quase certo.
Bankroll - Bankroll é a quantia que se dispõe para realizar uma aposta.
Beard - Pessoa que realiza apostas e oculta a identidade do verdadeiro apostador.
Benefício - O valor que se ganha numa aposta. É o mesmo que lucro.
Betting Exchange (Intercâmbio de apostas) - Um Intercâmbio de apostas é um site no qual os apostadores trocam apostas de forma anónima. O Intercâmbio de apostas intervém apenas tomando uma comissão dos ganhos dos apostadores. Esta comissão está na ordem dos 2 a 5%.
Bookie - Pessoa que fixa as quotas de um evento desportivo. Nas apostas em direto, encarrega-se de as colocar segundo o desenrolar da partida.
Bookmaker - empresa autorizada a oferecer apostas desportivas aos seus clientes. Também se chama "bookmaker" à pessoa encarregada de calcular as quotas nos diferentes mercados de apostas, assim como de as ir alterando nos eventos em direto.
Bónus - É um estímulo que as casas de apostas dão aos clientes. É um incentivo para clientes novos, para que abram uma conta, mas também para clientes já existentes. Esta bonificação consiste numa quantia em dinheiro que reverte para a conta do cliente e que pode apenas usar para apostar.
C
Casa de apostas - É uma empresa que oferece quotas para os diferentes acontecimentos desportivos e administra as contas dos seus clientes apostadores.
Chalk - Um favorito
Chalk player - Uma pessoa que normalmente joga nas equipas favoritas.
Choker - Quando uma aposta está praticamente ganha mas inesperadamente é perdida.
Colocado - Aposta que se ganha se a equipa ou o desportista selecionado se clasifica entre os três primeiros lugares da prova.
Comparativa - Tabela que reúne o valor das quotas que oferecem as várias casas de apostas para o mesmo evento. Permite ao apostador comparar qual a casa que oferece maiores benefícios.
Conta - Qualquer apostador para concretizar uma aposta tem que criar uma conta qualquer que seja a casa de apostas. Esta conta é pessoal e, após receber o nome de usuário e a palavra passe, pode começar a apostar.
D
Depósito - Dinheiro que o apostador coloca na sua conta das casas de apostas.
Dupla oportunidade - Uma aposta com dois prognósticos para o mesmo evento desportivo.
Duplo resultado (Halftime/Fulltime) - Aposta no resultado de um jogo no final da primeira parte e no término da partida.
DNB ou Draw No Bet - É uma aposta que, em caso de empate, é devolvido o montante apostado.
Draw: Empate
F
Favorito - Equipa ou pessoa favorita a ganhar um jogo.
Fold: Número de seleções de uma aposta combinada. Por exemplo, 3 fold é uma aposta que inclui três eventos desportivos.
G
Ganho - Os ganhos correspondem à quantia ganha numa aposta (valor apostado incluído)
Getting down - Fazer uma aposta.
H
H2H (head to head) - Ganha a aposta se acerta no melhor desportista entre dois participantes. Estas apostas existem em disciplinas desportivas como Fórmula 1 ou Esqui alpino.
Handicap clássico - Sistema que permite nivelar confrontações desequilibradas retirando pontos ou golos ao favorito. Apostas com handicap podem ser propostas em todos os desportos mas são sobretudo frequentes no rugby e nos desportos americanos.
Hedge / Hedging - Fazer apostas em ambas as equipas num determinado jogo para prevenir perdas e garantir um benefício mínimo de dinheiro.
High Stake - High stake significa uma aposta de valor alto.
J
Juice Bet / Value Bet - É uma aposta com quota alta e probabilidade elevada de acerto.
L
Lay - Venda de uma aposta no Intercâmbio de apostas.
Low Stake - Aposta de valor baixo.
Lucro - O lucro corresponde à diferença entre os ganhos e o valor apostado.
M
Mais/Menos (Over/Under) - Apostas sobre o total dos golos num jogo de futebol. Apostar "Over" significa apostar em mais do que um certo número de golos e apostar "Under" significa apostar em menos de um certo número de golos.
Margem - A margem da casa de apostas corresponde à remuneração que ela recebe num evento para o qual propõe uma aposta. Esta remuneração exprime-se numa percentagem do montante apostado e situa-se normalmente entre os 9 e 15%.
Calcula-se com a seguinte fórmula: Margem = (1/Quota 1 + 1/Quota 2 +... + 1/Quota n) - 1
N
Nap: A melhor aposta do dia na opinião de um especialista, o tipster.
Não favorito - É uma equipa inferior, sendo que a outra equipa tem mais probabilidades de ganhar. As quotas oferecidas são mais altas.
O
Off the board - Um jogo em que não se aceitam mais apostas. O evento já começou.
P
Primeiro tempo - Aposta no resultado da partida ao final da primeira parte.
Probabilidade - A percentagem que representa as possibilidades de um participante vencer numa competição.
Próximo golo - Aposta na equipa que mete o próximo golo.
P2P (Person to person) - Apostas estabelecidas entre apostadores individuais que decidem a quota por mútuo acordo.
Pago - O ganho de uma aposta.
Picks - Aposta recomendada por um especialista ou tipster. É o sinónimo de prognóstico.
Q
Quantidade apostada - Dinheiro que se joga numa aposta.
Quantidade a devolver - É o benefício mais o dinheiro arriscado na aposta.
Quotas - Uma aposta desportiva oferece-lhe várias possibilidades para um determinado evento desportivo. Cada uma destas possibilidades está associada a uma quota específica (em inglês "odds").
Estas quotas (um número) correspondem aos ganhos potenciais caso a aposta seja bem sucedida. Quanto mais baixa for a quota, maior é a probabilidade de ocorrer o resultado.
Exemplo: FC Porto-Estoril Praia - há uma grande probabilidade de o FC Porto vencer este jogo pelo que a sua vitória vai valer muito menos do que o triunfo do Estoril que, a concretizar-se, traduz um ganho muito superior para o apostador. As quotas são usadas para calcular os potenciais ganhos.
Há 3 tipos de quotas:
Quotas Europeias - As quotas europeias são constituídas por números positivos acima de 1 (inteiros ou decimais) e dão os ganhos multiplicando as quotas pelo valor apostado. Este é o sistema mais direto. Para calcular o lucro associado a uma quota europeia, é necessário utilizar a fórmula:
Lucro = Montante apostado* (Quota-1)
Quotas Americanas - As quotas Americanas podem ser positivas ou negativas. O sistema é mais completo que o habitual. Dependendo de serem positivas ou negativas, essas quotas irão referir-se a duas coisas diferentes: as quotas positivas mostram o lucro caso o valor apostado seja 100, enquanto que as quotas negativas mostram quanto deve apostar para que o seu lucro seja 100. Para calcular o lucro associado a uma quota americana é necessário utilizar as seguintes fórmulas:
Lucro = Montante apostado * 100 / (- quota) para as quotas negativas
Lucro = Montante apostado * 100 / quota para as quotas positivas
Quotas Inglesas - As quotas inglesas (quotas fracionais) dão diretamente o lucro potencial através da multiplicação da quota, pelo valor apostado. Para calcular o lucro associado a uma quota inglesa, é necessário utilizar a seguinte fórmula:
Lucro = Montante apostado* Quota
R
Resultado exato - Aposta no resultado exato de um encontro.
S
Score - Ganhar muito dinheiro.
Spread Betting - Casas de apostas especializadas em apostas levando a um número total de ações num encontro desportivo. O apostador prognostica que este total estará situado abaixo ou acima de um certo nível.
Stake - Montante apostado.
Steam - Quando o valor de uma quota cai com rapidez. Pode acontecer quando uma grande quantidade de apostadores investe o seu dinheiro a favor de uma equipa ou de um jogador.
Sucker bet - O risco de ganhar um 'sucker bet' é muito grande, as quotas são muito altas.
T
Theoretical Hold Percentage - O risco que o bookmaker pode correr se os preços garantirem uma comissão constante sem importar os resultados.
Trading - Técnica de apostas derivada do mercado de ações. Aproveitam-se as flutuações das quotas antes da partida e durante o desenrolar da mesma. Consiste em apostar a favor nas quotas altas e contra o mesmo evento nas quotas baixas. Asseguram, assim, benefício qualquer que seja o resultado final.
U
Underdog - Um jogador ou uma equipa que tem poucas probabilidades de ganhar um encontro ou uma competição desportiva. A quota é elevada.
V
Value (sobrepreço) - Quota que, na opinião do apostador, está acima das possibilidades reais de vitória.
W
Wager limit - Aposta máxima aceite por uma casa de apostas antes que o preço mude.
Wise guy - Um apostador que sabe muito sobre futebol e outras modalidades desportivas.