ABC das apostas desportivas

A

Acumulador - Tipo de aposta combinada.

All In - Quando alguém aposta todo o dinheiro numa só aposta.

Apostas - Uma aposta desportiva é, antes de mais, um jogo. Este tipo de apostas dá a oportunidade de prever aquilo que vai acontecer durante um evento desportivo. Há várias apostas possíveis: no resultado de um jogo, no resultado exato, quantos golos serão marcados, o primeiro marcador, o vencedor de uma corrida, o vencedor de um torneio, entre outras. E há vários tipos de apostas... simples, múltiplas, especiais, a longo prazo, etc.

Não se esqueça de que as apostas desportivas são um jogo e que nunca deverá apostar para além das suas possibilidades...

Apostas Simples - As apostas simples são uma óptima forma de começar a apostar.

Uma aposta num só evento com apenas um prognóstico. Basta selecionar o evento no qual quer apostar (jogo, corrida, etc.) e escolher o resultado onde quer apostar (vitória de uma das equipas ou empate).

Se a aposta for bem sucedida, receberá o valor que apostou, multiplicado pelo valor da quota atribuída ao evento. No caso de perda da aposta, a casa de apostas fica com o montante apostado.

Apostas Múltiplas - Uma aposta múltipla é uma combinação de várias apostas simples. E todos os prognósticos devem estar corretos para ganhar a aposta. O lucro é determinado pela combinação das diferentes quotas. Existem numerosas combinações possíveis: 

Dupla: dois prognósticos. Se os dois prognósticos estiverem corretos, a aposta é ganha. O montante apostado é devolvido em conjunto com o lucro determinado pela seguinte fórmula:

Lucro = Montante apostado* (( quota jogo 1*quota jogo 2) -1)

Tripla: três prognósticos. Se os três prognósticos estiverem corretos, a aposta é ganha. Neste caso o montante apostado é devolvido em conjunto com o lucro determinado pela fórmula: Lucro = Montante apostado* (( quota jogo 1*quota jogo 2*quota jogo 3) -1).

O princípio das apostas múltiplas é o mesmo para as combinações maiores podendo ir até 10 prognósticos simultâneos nas casas de apostas. Falamos então de acumuladores de X entradas (o X corresponde ao número de prognósticos).

Apostas Especiais - Aposta que não está relacionada com o resultado de um acontecimento desportivo. Ex: Quem vai ser o novo treinador da Seleção portuguesa?

Apostas Longo prazo - Aposta relacionada com um acontecimento desportivo a longo prazo. Ex: Qual a equipa que vai vencer a I Liga de futebol?

Apostas em direto - Aposta numa prova desportiva em tempo real, ou seja, ao mesmo tempo que o evento está a decorrer. Neste caso, as quotas variam fortemente em função da evolução do resultado.


 

B

Back - Compra de uma aposta no Intercâmbio de apostas.

Bad Beat - Expressão usada para denominar uma série de perdas continuadas.

Banker - Banker é um termo que se utiliza para jogos onde um resultado é quase certo.

Bankroll - Bankroll é a quantia que se dispõe para realizar uma aposta.

Beard - Pessoa que realiza apostas e oculta a identidade do verdadeiro apostador.

Benefício - O valor que se ganha numa aposta. É o mesmo que lucro.

Betting Exchange (Intercâmbio de apostas) - Um Intercâmbio de apostas é um site no qual os apostadores trocam apostas de forma anónima. O Intercâmbio de apostas intervém apenas tomando uma comissão dos ganhos dos apostadores. Esta comissão está na ordem dos 2 a 5%.

Bookie - Pessoa que fixa as quotas de um evento desportivo. Nas apostas em direto, encarrega-se de as colocar segundo o desenrolar da partida.

Bookmaker - empresa autorizada a oferecer apostas desportivas aos seus clientes. Também se chama "bookmaker" à pessoa encarregada de calcular as quotas nos diferentes mercados de apostas, assim como de as ir alterando nos eventos em direto.

Bónus - É um estímulo que as casas de apostas dão aos clientes. É um incentivo para clientes novos, para que abram uma conta, mas também para clientes já existentes. Esta bonificação consiste numa quantia em dinheiro que reverte para a conta do cliente e que pode apenas usar para apostar.

 

C

Casa de apostas - É uma empresa que oferece quotas para os diferentes acontecimentos desportivos e administra as contas dos seus clientes apostadores.

Chalk - Um favorito

Chalk player - Uma pessoa que normalmente joga nas equipas favoritas.

Choker - Quando uma aposta está praticamente ganha mas inesperadamente é perdida.

Colocado - Aposta que se ganha se a equipa ou o desportista selecionado se clasifica entre os três primeiros lugares da prova.

Comparativa - Tabela que reúne o valor das quotas que oferecem as várias casas de apostas para o mesmo evento. Permite ao apostador comparar qual a casa que oferece maiores benefícios.

Conta - Qualquer apostador para concretizar uma aposta tem que criar uma conta qualquer que seja a casa de apostas. Esta conta é pessoal e, após receber o nome de usuário e a palavra passe, pode começar a apostar.

 

D

Depósito -  Dinheiro que o apostador coloca na sua conta das casas de apostas.

Dupla oportunidade - Uma aposta com dois prognósticos para o mesmo evento desportivo.

Duplo resultado (Halftime/Fulltime) - Aposta no resultado de um jogo no final da primeira parte e no término da partida.

DNB ou Draw No Bet - É uma aposta que, em caso de empate, é devolvido o montante apostado.

Draw: Empate

 

F

Favorito - Equipa ou pessoa favorita a ganhar um jogo.

Fold: Número de seleções de uma aposta combinada. Por exemplo, 3 fold é uma aposta que inclui três eventos desportivos.

 

G

Ganho - Os ganhos correspondem à quantia ganha numa aposta (valor apostado incluído)

Getting down - Fazer uma aposta.

 

H

H2H (head to head) - Ganha a aposta se acerta no melhor desportista entre dois participantes. Estas apostas existem em disciplinas desportivas como Fórmula 1 ou Esqui alpino.

Handicap clássico - Sistema que permite nivelar confrontações desequilibradas retirando pontos ou golos ao favorito. Apostas com handicap podem ser propostas em todos os desportos mas são sobretudo frequentes no rugby e nos desportos americanos.

Hedge / Hedging - Fazer apostas em ambas as equipas num determinado jogo para prevenir perdas e garantir um benefício mínimo de dinheiro.

High Stake - High stake significa uma aposta de valor alto.

 

J

Juice Bet / Value Bet - É uma aposta com quota alta e probabilidade elevada de acerto.

 

L

Lay - Venda de uma aposta no Intercâmbio de apostas.

Low Stake - Aposta de valor baixo.

Lucro - O lucro corresponde à diferença entre os ganhos e o valor apostado.

 

M

Mais/Menos (Over/Under) - Apostas sobre o total dos golos num jogo de futebol. Apostar "Over" significa apostar em mais do que um certo número de golos e apostar "Under" significa apostar em menos de um certo número de golos.

Margem - A margem da casa de apostas corresponde à remuneração que ela recebe num evento para o qual propõe uma aposta. Esta remuneração exprime-se numa percentagem do montante apostado e situa-se normalmente entre os 9 e 15%.

Calcula-se com a seguinte fórmula: Margem = (1/Quota 1 + 1/Quota 2 +... + 1/Quota n) - 1

 

N

Nap: A melhor aposta do dia na opinião de um especialista, o tipster.

Não favorito - É uma equipa inferior, sendo que a outra equipa tem mais probabilidades de ganhar. As quotas oferecidas são mais altas.

 

O

Off the board - Um jogo em que não se aceitam mais apostas. O evento já começou.

 

P

Primeiro tempo - Aposta no resultado da partida ao final da primeira parte.

Probabilidade - A percentagem que representa as possibilidades de um participante vencer numa competição.

Próximo golo - Aposta na equipa que mete o próximo golo.

P2P (Person to person) - Apostas estabelecidas entre apostadores individuais que decidem a quota por mútuo acordo.

Pago - O ganho de uma aposta.

Picks - Aposta recomendada por um especialista ou tipster. É o sinónimo de prognóstico.

 

Q

Quantidade apostada - Dinheiro que se joga numa aposta.

Quantidade a devolver - É o benefício mais o dinheiro arriscado na aposta.

Quotas - Uma aposta desportiva oferece-lhe várias possibilidades para um determinado evento desportivo. Cada uma destas possibilidades está associada a uma quota específica (em inglês "odds").

Estas quotas (um número) correspondem aos ganhos potenciais caso a aposta seja bem sucedida. Quanto mais baixa for a quota, maior é a probabilidade de ocorrer o resultado.

Exemplo: FC Porto-Estoril Praia - há uma grande probabilidade de o FC Porto vencer este jogo pelo que a sua vitória vai valer muito menos do que o triunfo do Estoril que, a concretizar-se, traduz um ganho muito superior para o apostador. As quotas são usadas para calcular os potenciais ganhos.

Há 3 tipos de quotas:

Quotas Europeias - As quotas europeias são constituídas por números positivos acima de 1 (inteiros ou decimais) e dão os ganhos multiplicando as quotas pelo valor apostado. Este é o sistema mais direto. Para calcular o lucro associado a uma quota europeia, é necessário utilizar a fórmula:

Lucro = Montante apostado* (Quota-1)

Quotas Americanas - As quotas Americanas podem ser positivas ou negativas. O sistema é mais completo que o habitual. Dependendo de serem positivas ou negativas, essas quotas irão referir-se a duas coisas diferentes: as quotas positivas mostram o lucro caso o valor apostado seja 100, enquanto que as quotas negativas mostram quanto deve apostar para que o seu lucro seja 100. Para calcular o lucro associado a uma quota americana é necessário utilizar as seguintes fórmulas:

Lucro = Montante apostado * 100 / (- quota) para as quotas negativas

Lucro = Montante apostado * 100 / quota para as quotas positivas

Quotas Inglesas - As quotas inglesas (quotas fracionais) dão diretamente o lucro potencial através da multiplicação da quota, pelo valor apostado. Para calcular o lucro associado a uma quota inglesa, é necessário utilizar a seguinte fórmula:

Lucro = Montante apostado* Quota


 

R

Resultado exato - Aposta no resultado exato de um encontro.

 

S

Score - Ganhar muito dinheiro.

Spread Betting - Casas de apostas especializadas em apostas levando a um número total de ações num encontro desportivo. O apostador prognostica que este total estará situado abaixo ou acima de um certo nível.

Stake - Montante apostado.

Steam - Quando o valor de uma quota cai com rapidez. Pode acontecer quando uma grande quantidade de apostadores investe o seu dinheiro a favor de uma equipa ou de um jogador.

Sucker bet - O risco de ganhar um 'sucker bet' é muito grande, as quotas são muito altas.

 

T

Theoretical Hold Percentage - O risco que o bookmaker pode correr se os preços garantirem uma comissão constante sem importar os resultados.

Trading - Técnica de apostas derivada do mercado de ações. Aproveitam-se as flutuações das quotas antes da partida e durante o desenrolar da mesma. Consiste em apostar a favor nas quotas altas e contra o mesmo evento nas quotas baixas. Asseguram, assim, benefício qualquer que seja o resultado final.

 

U

Underdog - Um jogador ou uma equipa que tem poucas probabilidades de ganhar um encontro ou uma competição desportiva. A quota é elevada.

 

V

Value (sobrepreço) - Quota que, na opinião do apostador, está acima das possibilidades reais de vitória.

 

W

Wager limit - Aposta máxima aceite por uma casa de apostas antes que o preço mude.

Wise guy - Um apostador que sabe muito sobre futebol e outras modalidades desportivas.

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