O Rugby de Juromenha, conhecidos pelos 'barbos', conquistaram este fim de semana o Campeonato Europeu de Beach Rugby, que se realizou em Chisinau, na Moldávia. O clube alentejano foi convidado pela Federação Portuguesa de Râguebi, depois de ter ganho o circuito nacional da modalidade, que lhe conferiu o estatuto de campeão nacional.
Na fase de grupos, o cinco nacional ultrapassou a Roménia, Ucrânia e Polónia. Chegado às meias finais, o cinco alentejano venceu a Lituânia por um claro 7-1, resultado que lhe garantiu o acesso à final. Num duelo discutido com o país anfitrião, os 'barbos' de Juromenha bateram a Moldávia por 7-4.
Nota para a particularidade deste clube de râguebi alentejano: uma aldeia com 80 habitantes, encostada a Espanha no concelho de Alandroal, os 'barbos', uma equipa com jogadores convidados que leva há cinco anos o nome de Portugal aos quatro cantos do planeta.
De referir a equipa que se sagrou campeã europeia, composta por: Diogo Ribeiro, Pedro Jaleco (cap.), Francisco Almeida, Frederico Couto, João Vieira, José Pedro Gouveia, Manuel Rosa e Simão Costa Pereira, e ainda três atletas convidados dos Jacarés de S. João da Talha, equipa que se classificou em 2.º lugar no Circuito Nacional, e que muito valorizaram o conjunto: Edgar Monteiro, Guilherme Vasconcelos, Manuel Fati e Martim Faro.
Por Luís MóscaTriunfo por 42-21
Triunfo por 34-10
Final estabeleceu um novo recorde mundial de assistência em partidas de râguebi feminino, com 81.885 espectadores a esgotarem a lotação de Twickenham, a catedral do râguebi inglês
As inglesas, que venciam por 7-5 ao intervalo, dispararam no marcador na segunda parte
Presidente da Federação Portuguesa de Futebol fala em "pessoas independentes" no organismo
Senne Lammens chegou a Old Trafford como ilustre desconhecido mas já tem cântico dos adeptos
Antigo extremo do Benfica arrisca uma suspensão de até 12 jogos
Red devils venceram o jogo e o treinador respira de alívio... por enquanto
Ivan Klasnic, atualmente com 45 anos, já foi submetido a três transplantes de rins
Antigo internacional português aplaude trabalho do capitão da Seleção Nacional