Os remadores Afonso Costa e Patrícia Batista sagraram-se este domingo campeões da Europa de double scull misto (CMix2x) em remo de mar, em prova que decorre em Antalya, na Turquia.
Na final, a dupla terminou o desafio em 2.26,66 minutos, superando os alemães Franz Werner e Sophie Leupold, 4,31 segundos mais lentos.
Nos quartos de final, o olímpico Afonso Costa e Patricia Batista tinham batido a dupla espanhola Adrian Miramon/Nadia Garcia, por 6,42 segundos, e nas meias-finais foram mais lestos do que os lituanos Dominykas Jancionis e Martyna Kazlauskaite, por 9,69 segundos.
Nos Jogos Olímpicos Los Angeles'2028, o remo de mar (beach sprint) sucede ao double-scull pesos ligeiros de pista, que terminou em Paris2024.
Cada eliminatória junta dois remadores que partem da areia da praia rumo ao barco, com o qual cumprem um trajeto de 250 metros no mar até uma boia, que contornam, para cumprir a mesma distância no regresso, antes de deixar a embarcação e correr para a meta.
Quanto ao resto da seleção, destaque ainda para Dinis Oliveira (CJM1x) e Bruna Parente (CW1x), ambos afastados nos quartos de final, por britânicos, que seriam, respetivamente, campeão e vice-campeã da Europa.
Por RecordNa disciplina 'beach sprint', que será olímpica em Los Angeles'2028
Competição decorre em Antalya, na Turquia
Afonso Santos, Diogo Gonçalves, Pedro Rodrigues e Tomás Neves brilharam na República Checa
Português em destaque na Polónia
Presidente da Federação Portuguesa de Futebol fala em "pessoas independentes" no organismo
Antigo internacional português aplaude trabalho do capitão da Seleção Nacional
Conversa com o presidente da Federação Portuguesa de Futebol foi a última do Portugal Football Summit
Senne Lammens chegou a Old Trafford como ilustre desconhecido mas já tem cântico dos adeptos
Antigo extremo do Benfica arrisca uma suspensão de até 12 jogos