O galês Terry Griffiths, campeão mundial de snooker em 1979, morreu esta segunda-feira aos 77 anos, vítima de demência, anunciou hoje a World Snooker.
O seu filho Wayne também escreveu no Facebook que o seu pai morreu, rodeado pela sua família, e que tinha lutado contra a demência.
O galês foi uma das figuras mais reconhecidas do desporto britânico no final da década de 1970 e na década de 1980, sendo um dos 11 jogadores a conquistar a tripla coroa, vencendo ainda o Masters em 1980 e o Campeonato do Reino Unido em 1982.
Terry Griffiths retirou-se do snooker em 1997 após ter sido eliminado do Campeonato do Mundo na primeira ronda, tornando-se treinador de vários jogadores de topo como Mark Williams, o sete vezes campeão mundial Stephen Hendry, Mark Allen e Ding Junhui.
"Que lenda de homem que ajudou a moldar a minha carreira e a minha vida, tanto dentro como fora da mesa. Estou absolutamente de coração partido. Ele não era apenas um treinador, era uma família", escreveu Mark Allen na rede social X.
Conheça a história do novo campeão do Mundo
Galês conseguiu o feito nas qualificações para o Mundial, que vale um bónus que pode chegar aos 200 mil euros
Graeme Dott fica suspenso das competições profissionais pela WPBSA
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Bobo Baldé, que esteve na final da Taça UEFA de 2003, entre Celtic e FC Porto, terá sido atropelado e esmurrado por pais antes de ser levado pela polícia
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano
Internacional dinamarquês está à procura de clube depois de ter terminado contrato com o Manchester United
Começaram a namorar com 15 anos, em Gondomar, viveram pela primeira vez juntos em Madrid e tiveram três filhos
Antigo guarda-redes assinou icónico lance em 1995