Afonso Antunes conquistou, este sábado, um emotivo triunfo no Pantín Classic Pro, terceira etapa da temporada 2024/25 do circuito europeu de qualificação. O jovem surfista português, de 21 anos, alcançou a maior vitória da carreira a nível sénior, depois de nas duas últimas temporadas ter colocado a carreira internacional em stand by. Na prova feminina, Teresa Bonvalot e Kika Veselko terminaram na 3.ª posição.
No dia final da prova galega, que tem o estatuto QS3000, Afonso foi elevando o nível com o avançar da competição e conseguiu brilhar, mesmo perante as ondas pequenas que ofereciam poucas oportunidades aos surfistas. Nos quartos-de-final bateu o francês Nicolas Paulet por somente 0,17 pontos e, depois, nas meias-finais ultrapassou o também gaulês Luan Nogues.
Como não há duas sem três, na grande final enfrentou outro gaulês, Jorgann Couzinet. Frente a um dos mais experientes surfistas do WQS europeu, Afonso esperou pela reta final da bateria para conseguir uma nota de 8 pontos que acabou por lhe garantir o triunfo, com um score de 13,17 contra 13 do adversário.
Esta é a primeira vitória da carreira de Afonso Antunes no circuito WQS. Um resultado que o coloca na liderança do ranking europeu e também muito bem lançado para garantir a qualificação para o circuito Challenger Series de 2025.
Na prova feminina, Portugal chegou com três surfistas aos quartos-de-final, mas Carolina Mendes foi eliminada na primeira bateria do dia, enquanto Kika Veselko e Teresa Bonvalot conseguiram passar às meias-finais. No entanto, ambas acabaram por falhar o acesso à final, com o triunfo em Pantín a sorrir à francesa Tya Zebrowski.
Por João Vasco NunesCenário para a surfista está "muito perto de ser realidade"
Na quarta etapa do circuito Challenger Series, em Ribeira d’Ilhas, Yolanda Hopkins foi 3.ª
Surfistas francesas estão na liderança do ranking do circuito Challenger Series
Portuguesa foi eliminada pela australiana India Robinson nas meias-finais
Publicação do Telstar gerou, naturalmente, muitas reações nas redes sociais
Guarda-redes de 23 anos estreou-se frente ao Sunderland, não sofreu golos e ainda ouviu elogios das bancadas
Candidato a ‘vice’ – com o pelouro das Modalidades – na lista de Noronha Lopes, o ex-basquetebolista salienta que as equipas do Benfica “têm de ganhar mais”
Entrevista ao candidato a ‘vice’-presidente – com o pelouro das Modalidades – na lista de Noronha Lopes
Senne Lammens chegou a Old Trafford como ilustre desconhecido mas já tem cântico dos adeptos
Dirigente português do Flamengo em entrevista a Record