Afonso Antunes conquista o Pantín Classic Pro
Teresa Bonvalot e Francisca Veselko em 3.º na prova feminina

Afonso Antunes conquistou, este sábado, um emotivo triunfo no Pantín Classic Pro, terceira etapa da temporada 2024/25 do circuito europeu de qualificação. O jovem surfista português, de 21 anos, alcançou a maior vitória da carreira a nível sénior, depois de nas duas últimas temporadas ter colocado a carreira internacional em stand by. Na prova feminina, Teresa Bonvalot e Kika Veselko terminaram na 3.ª posição.
No dia final da prova galega, que tem o estatuto QS3000, Afonso foi elevando o nível com o avançar da competição e conseguiu brilhar, mesmo perante as ondas pequenas que ofereciam poucas oportunidades aos surfistas. Nos quartos-de-final bateu o francês Nicolas Paulet por somente 0,17 pontos e, depois, nas meias-finais ultrapassou o também gaulês Luan Nogues.
Relacionadas
Como não há duas sem três, na grande final enfrentou outro gaulês, Jorgann Couzinet. Frente a um dos mais experientes surfistas do WQS europeu, Afonso esperou pela reta final da bateria para conseguir uma nota de 8 pontos que acabou por lhe garantir o triunfo, com um score de 13,17 contra 13 do adversário.
Esta é a primeira vitória da carreira de Afonso Antunes no circuito WQS. Um resultado que o coloca na liderança do ranking europeu e também muito bem lançado para garantir a qualificação para o circuito Challenger Series de 2025.
Na prova feminina, Portugal chegou com três surfistas aos quartos-de-final, mas Carolina Mendes foi eliminada na primeira bateria do dia, enquanto Kika Veselko e Teresa Bonvalot conseguiram passar às meias-finais. No entanto, ambas acabaram por falhar o acesso à final, com o triunfo em Pantín a sorrir à francesa Tya Zebrowski.