_
A havaiana Carissa Moore, cinco vezes campeã mundial e primeira campeã olímpica de surf, em Tóquio’2020, anunciou, esta quinta-feira, o regresso à competição após uma pausa sabática na carreira, onde aproveitou para desfrutar da maternidade. Aos 33 anos, Moore vai competir no circuito mundial do próximo ano, após a World Surf League lhe ter garantido um wildcard para a próxima temporada.
“Estou muito entusiasmada com este regresso e colocar a licra novamente depois de ter sido mãe vai ser como uma vitória”, começou por frisar Moore, em comunicado publicado pela WSL. “Não posso garantir que esteja apta para voltar a surfar ao mais alto nível, mas sinto-me abençoada por estar saudável e revigorada. Quero aproveitar esta jornada para mostrar à minha filha e a outras mulheres que conseguimos fazer tudo”, afirmou.
Depois dos títulos mundiais em 2011, 2013, 2015, 2019 e 2021, Carissa foi vice-campeã mundial em 2022 e 2023, sendo duplamente “prejudicada” pelo novo formato competitivo que definia o campeão mundial numa finalíssima. Apesar de em ambas as temporadas ter terminado a fase regular do World Tour no primeiro posto do ranking, a estrela havaiana viria a perder o título na finalíssima.
Em 2024, Carissa Moore ainda competiu nas primeiras etapas da temporada, mas apenas em forma de despedida do Tour. Nesse Verão, em Teahupoo, não foi além dos quartos-de-final nos Jogos Olímpicos de Paris’2024, iniciando aí uma pausa sabática na carreira para se dedicar por inteiro à maternidade.
Agora, mais de um ano depois, Carissa está de regresso à elite mundial, curiosamente, numa temporada que marca o regresso do circuito ao anterior formato de pontos corridos, onde o líder do ranking será o campeão mundial.
Iniciativa faz parte do projeto Save Azores Waves
Surfista português garante penúltima vaga para o quadro final da prova
Portuguesa foi eliminada nas repescagens nas Filipinas
Surfista português mostra-se orgulhoso
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Alex Honnold garante que foi "pago pelo espetáculo" e assume que, se tivesse a oportunidade, escalaria o Taipei 101... de graça
Grupo viajava para França para assitir ao duelo da Liga Europa, frente ao Lyon
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Treinador espanhol defende-se, explicando que utilização da Inteligência Artificial nos russos do FC Sochi nunca teve que ver com "decisões desportivas"
Última jornada da fase de liga da Champions disputa-se quarta-feira