A portuguesa Marta Paço, de 19 anos, conquistou, este sábado, o título mundial da categoria feminina VI-1 nos Mundiais ISA que estão a decorrer em Huntington Beach, na Califórnia. Este é um feito histórico para a jovem surfista invisual de Viana do Castelo, que se sagrou, assim, tetracampeã mundial de Para Surfing.
Depois de ontem, a Seleção Nacional ter conseguido uma medalha de prata por intermédio de Camilo Abdula, na categoria masculina Stand 1, desta feita, Marta Paço confirmou o favoritismo na categoria feminina VI-1 para garantir mais uma medalha de ouro para o currículo pessoal.
Na final da categoria, que foi disputada por surfistas provenientes somente da Europa, Marta Paço destacou-se da concorrência, com um total de 10,83 pontos. A jovem surfista portuguesa deixou a concorrência bem distante, com a francesa Valentine Moskoteoc (4,66) a conquistar a prata, a espanhola Carmen Lopez (4,50) a conquistar o bronze e a francesa Juliette Mas (3,67) a ficar com a medalha de cobre.
Marta Paço celebrou efusivamente esta conquista, comparando-a à primeira, há quatro anos: "Elas são todas diferentes, especiais à sua maneira, mas este foi um dos campeonatos em que me senti melhor, em que consegui surfar melhor e gerir melhor a ansiedade. Foi marcante como o meu primeiro título."
Já Tiago Prieto, selecionador Nacional de Para Surfing e treinador de Marta Paço, elogiou a sua pupila: "Hoje vimos uma Marta mais madura, que controla melhor as suas emoções e que surfou muito bem. Isto é o concretizar do trabalho que temos feito durante todos estes anos."
Em Tóquio'2020, Portugal contou com duas representantes no quadro feminino
Evento especial de tubos vai internacionalizar-se em 2026
Portuguesa vai fazer a estreia no Circuito Mundial de surf
Surfista de Carcavelos em entrevista ao nosso jornal
Marco Ruben, jogador com mais jogos disputados e golos marcados pelos 'Canallas', reencontra 'El Fideo'
Treinador português deixa Teerão com o clube no 3.º lugar a um ponto do líder
Tiago Leal trabalhou com o médio no Lille e considera boa a decisão do agora médio do Columbus Crew
Derrota do AZ Alkmaar, único representante da Holanda, no playoff da Liga Conferência, facilita vida ao nosso país
Entre 1996 e 1999, nos EUA, os penáltis convencionais foram substituídos e Chiquinho Conde falou a Record sobre a bizarra experiência
Argentina recuperou da lesão e está apto para defrontar o LA FC de Son e Eustáquio