_

Teresa Bonvalot a três heats da qualificação para o World Tour 2026

Teresa Bonvalot
• Foto: WSL/Anderson

Teresa Bonvalot não entrou na água, esta quinta-feira, em mais uma jornada do Newcastle Surfest, derradeira etapa do circuito Challenger Series 2025/26, mas nem por isso deixou de ficar mais perto de poder qualificar-se para o circuito mundial do próximo ano. Com várias concorrentes diretas a serem eliminadas nos últimos heats da ronda 2 feminina, a campeã nacional viu abrir-se o caminho para a elite mundial feminina do próximo ano, estando, agora, a três heats de carimbar a qualificação.

Teresa, de 26 anos, chegou à Austrália no 13.º posto do ranking e a precisar de vencer o evento para qualificar-se sem depender de resultados de terceiras. Contudo, com três vagas ainda em aberto para o World Tour 2026, as várias eliminações entre as surfistas candidatas à qualificação, abriu espaço ao sonho da surfista portuguesa, que pode juntar-se às compatriotas Yolanda Hopkins e Kika Veselko, ambas já qualificadas.

PUB

Teresa está, para já, nos oitavos-de-final em Newcastle, onde irá enfrentar a australiana Sophie McCulloch, uma adversária direta nas contas e a surfista que foi responsável por a portuguesa ter falhado a inédita qualificação em 2022, quando ficou de fora por apenas uma posição, em igualdade pontual com McCulloch. No entanto, neste momento da prova, Bonvalot já garante matematicamente a qualificação se alcançar a final. E até poderá qualificar-se “apenas” com a chegada às meias-finais, mas ficando sempre dependente do desempenho de outras surfistas.

Teresa Bonvalot entrou nesta disputa no 13.º posto, mas já subiu virtualmente ao 11.º lugar do ranking, com 17745 pontos, a somente 1840 pontos da espanhola Annette Gonzalez Etxabarri, que fecha o corte do top 7 e que foi surpreendentemente eliminada em Newcastle na ronda 2. Algo que ajudou bastante as aspirações da surfista portuguesa.

Para continuar a sonhar com a qualificação, Teresa Bonvalot precisa de avançar na prova e vencer a bateria dos oitavos-de-final, que deve acontecer já esta madrugada de sexta-feira. Caso supere Sophie McCulloch na próxima ronda, a australiana fica logo fora das contas da qualificação e Teresa dá mais um passo rumo ao circuito mundial deste ano, que arranca no início de abril, também na Austrália, mas em Bells Beach.

PUB

Em caso de sucesso nos oitavos-de-final frente a uma adversária direta, Bonvalot irá medir forças nos quartos-de-final com a vencedora do duelo entre a norte-americana Eden Walla e a peruana Sol Aguirre. E a chegada às meias-finais colocaria a surfista lusa com 20510 pontos e virtualmente no 6.º posto do ranking, uma posição à frente do corte.

Ora nesse cenário, Teresa ainda ficaria dependente da prestação de algumas surfistas que continuam em prova. Para superarem esse registo pontual, a israelita Anat Lelior necessita de chegar aos quartos-de-final, tal como a norte-americana Alyssa Spencer, enquanto a norte-americana Kirra Pinkerton precisa de chegar às meias-finais e a australiana Ellie Harrison ir à final. Para Teresa Bonvalot se qualificar com o 3.º lugar final (meias-finais), que até foi o resultado que conseguiu no arranque do circuito, também em Newcastle, apenas um dos cenários acima poderia ser atingido pelas adversárias. Porque se mais do que uma conseguisse o requisito, iria colocar Teresa abaixo do corte de qualificação. Só que, pelo meio, ainda entra a lógica do quadro de heats, que nos oitavos-de-final vai colocar frente-a-frente Anat Lelior com Ellie Harrison e Alyssa Spencer com Kirra Pinkerton. Tecnicamente, se Lelior e Spencer vencerem esses duelos, a surfista portuguesa passa automaticamente a precisar de chegar à final para se qualificar. Outros desfechos vão beneficiar as contas de Teresa.

Já se Teresa Bonvalot conseguir chegar à final, irá somar 22225 pontos e subirá virtualmente ao 5.º posto. Aí já teria a margem de duas posições para gerir. E as únicas surfistas em prova que poderiam superar esse registo seriam Anat Lelior, com uma ida às meias-finais, e as norte-americanas Alyssa Spencer e Kirra Pinkerton, se chegassem à final. Apenas duas das três surfistas poderiam atingir o requisito para Teresa continuar dentro do corte. Mas como ambas as surfistas norte-americanas estão do mesmo lado do quadro e até se enfrentam nos oitavos-de-final, só uma delas poderá conseguir cumprir esse desígnio. Ellie Harrison também poderia superar o registo pontual de Teresa caso vencesse a etapa. Contudo, como estão do mesmo lado do quadro, se Bonvalot chegar à final, a australiana nunca o poderá fazer.

PUB

Resumindo, em caso de chegar à final Teresa Bonvalot fica matematicamente qualificada, mesmo sem precisar de vencer o evento. As meias-finais também poderão ser suficientes para a qualificação, dependendo do desfecho das próximas rondas. Contudo, o que é mesmo necessário é que Teresa continue a avançar na prova, começando por vencer Sophie McCulloch nos oitavos-de-final. Uma derrota da campeã nacional até às meias-finais dita automaticamente o fim do sonho da qualificação… por este ano.

As contas começam a dissipar-se a partir das 20h30 em Portugal Continental e seguem madrugada dentro, com a realização dos oitavos-de-final femininos e masculinos – as rondas finais do Newcastle Surfest não serão disputadas esta sexta-feira. A calculadora não pode faltar para uma jornada que pode alimentar o sonho português de colocar três surfistas em simultâneo na elite do surf mundial feminino. Isto depois de Yolanda Hopkins e Francisca Veselko já o terem carimbado de forma antecipada em etapas anteriores, fazendo ambas história, uma vez que Portugal nunca tinha conseguido qualificar uma surfista feminina a tempo inteiro para o circuito mundial – apenas Tiago Pires e Frederico Morais o haviam feito no masculino.

Por João Vasco Nunes
Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de Surf Notícias
Notícias Mais Vistas
PUB